Êxodo Demográfico

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
INTRODUÇÃO

Êxodo é saída espontânea de um povo de um lugar para outro. O êxodo é um fenômeno normal que acontece em toda a sociedade desde dos primórdios da civilização, seja na busca de melhores condições ou melhores pastos, como ocorria com os nômades.
A Demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana.[] O seu objecto de estudo engloba as dimensões,estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento. A análise demográfica centra-se também nas características de toda uma sociedade ou um grupo específico, definido por critérios como a Educação, a nacionalidade, religião e pertença étnica.
No século XIX, mais precisamente no ano de 1855,Achille Guillard em seu livro Eléments de StatistiqueHumaine ou DémographieComparée (Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada), usou pela primeira vez o termo demografia.
A demografia estendeu-se além do campo da antropologia. Principalmente na segunda metade do século XX, muitos estudos voltaram-se ao estudo da demografia de animais e de plantas.[]









ÊXODO DEMOGRÁFICO
Talcomo a propria palavra indica (Demografia) , Demo (povo) e Grafia compreende-se como estudo, ou seja, estudo do povo. A demografia define-se como a ciência geografica que estuda a dinamica populacional humana e cujo objecto compreende os estudos estatísticos, a estrutura e a distribuição das populações humanas.
Neste sentido, esta análise basea-se, essencialmente nas caracteristicas de umadeterminada sociedade como: a educação,a nacionalidade, a religião,e a etnia.
Este conceito alberga, naturalmente, dois tipos de êxodo que estudaremos em seguida.
Êxodo Urbano é a deslocação dos individuos da cidade para o meio interior, ou seja, em direção a regiões rurais devido à falta de qualidade de vida nas cidades e aos grandes custos inerentes nestas localizações.
O êxodo urbano pode afetarou modificar em certos pontos de forma positiva e em outros de forma negativa. Como a superpopulação é um problema nos grandes centros urbanos, sendo um fator influenciador para essa fuga para o campo, a falta de pessoas nesse ambiente urbano também pode acarretar uma série de problemas como a diminuição das riquezas nesses centros que, com a falta de capital levado para o âmbito rural, acabadeixando a economia da zona urbana instabilizada e com pouca movimentação de capital, que é a base para o sistema implantado. Essa falta de capital nos polos urbanos pode acabar trazendo um superfaturamento no meio comercial, elevando o preço de certos produtos.
Mas também geram fatores positivos como a diminuição da criminalidade, o desafogamento dos centros de saúde, a queda no preço de imóveis eaté mesmo a descentralização do poder econômico que era restrita as áreas desenvolvidamente urbanas.

Êxodo Rural é a deslocação dos individuos do campo para a cidade, para terem melhores condições de vida; procuram sustentar as suas familias, libertando-se da miséria que vivem nos meios interior.



De motivação essencialmente económica (procura de melhores condições de vida e de melhoresempregos), o êxodo rural é responsável, sobretudo a partir das décadas atrás, pela redistribuição da população no globo terrestre e pelos consequentes desequilíbrios demográficos ao nível regional, pois que:
Nas áreas rurais, a saída de população jovem e adulta em idade de procriar e trabalhar provocou o envelhecimento da população e um menor dinamismo socioecon6mico;
 Nas áreas litorais, a chegada depopulação foi responsável por um certo rejuvenescimento demográfico, pela expansão urbana, pelo surgimento de mais infra-estruturas de apoio e por um maior dinamismo socioeconómico.
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Em poucas palavras, dizemos então, que os movimentos migratórios não são nada mais que deslocamentos em massa (colectiva) de populações em busca de melhor condições de vida realizado da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exodo
  • Demografico
  • exodo
  • Exodo
  • Êxodos
  • exodos
  • exodo
  • exodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!