Ênfase nas competências e na competitividade: a administração hoje e as tendências para o futuro. ênfase nas competências e na competitividade: a administração hoje e as tendências para o futuro.

Páginas: 8 (1972 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Anhanguera Educacional S.A.

Ênfase nas Competências e na Competitividade:
A administração hoje e as tendências para o futuro.


Teoria geral da administração - TGA

Semestre: 2ºB



Nome: RA.

Fernando Roberto 1054000073

Jefferson Matos Tineo 1001757171

Patricia Zanini 1010790298

Ricardo Santana 1091137521

Luana Trappe 1099145531

MayaraFiorante 1099145483

Jair Matos 5006159588



Professor: Luiz Henrique

Introdução

Conforme foi pedido na etapa 4 da ATPS de Teoria Geral da Administração do ano de 2010, nesse trabalho tratamos do seguinte tema: Ênfase nas Competências e na Competitividade: A administração hoje e as tendências para o futuro.
Explicamos a importância do colaborador para as organizações e como elasestão reagindo a essa nova tendência da administração, para melhor entender explicamos o que é aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e capital intelectual.
Citamos a Motorola como uma empresa que esta de olho no futuro e com isso a organização prioriza seu funcionário incentivando o mesmo a ir atrás de novos conhecimentos para poder crescer profissionalmente e pessoalmente.[pic]

Ênfase nas Competências e na Competitividade

A era da informação trouxe novos desafios e abordagens à TGA (Teoria Geral da Administração). As organizações deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos para serem considerados detentores de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualqueroportunidade.

O mundo organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. Aos contrario de recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e garantidoras da competitividade organizacional.

Aprendizagem Organizacional

O conceito de aprendizagem organizacional ganhou mais espaço nos anos noventa, emborapresente haja mais tempo na literatura sobre a teoria econômica e teoria das organizações, a ênfase nesse conceito e sua retomada são atribuídas ao forte valor explicativo que apresenta para os processos de mudança organizacional, lembrando que a preocupação em favorecer aprendizagens emerge um contexto competitivo no qual a inovação em produtos e processos é importante para a sobrevivência dasorganizações.

Aprendizagem organizacional e a criação de empresas que coloquem em pratica os novos conhecimentos, ou seja, e uma aprendizagem dentro da organização que tem como habilidade de criar e transferir o conhecimento, modificar o comportamento da organização para que ela possua novos conhecimento e perspectivas internas, com isso podendo ganhar mais o mercado em que atua e aumentar a suagrade de produtos ou serviços prestados.

Gestão do Conhecimento

O conceito gestão do conhecimento surgiu no inicio da década de noventa e segundo SVEIBY (1998, p.3), “a gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial.”

Conhecimento deriva da informação, ele não é simples e nem puro, mas e uma mistura de elementos. E fluido eformalmente estruturado, intuitivo e, portanto difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos.

Ele esta dentro das pessoas e por isso é imprevisível e complexo, gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência ea educação corporativa.

A gestão do conhecimento leva as organizações com mais segurança e eficiência há tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclo de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, sabe administrar os dados e informações, saber gerenciar seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula-tema: ênfase nas competências e na competitividade; a administração hoje a e as tendências para o futuro.
  • A administração hoje a e as tendências para o futuro.
  • Administração hoje e as tendências para o futuro
  • A administração hoje a e as tendências para o futuro
  • Enfase nas competencias e competitividade
  • Ênfases nas competências e na competitividade
  • Enfase na competencia e na competitividade
  • Ênfase nas competências e competitividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!