Étiva a Nicômaco

Páginas: 15 (3518 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Questões do livro Ética a Nicômaco para a Prova Final
Questões feitas a partir da 4ª edição do livro – Editora: Martin Claret


1) Dentre todas as ciências Aristóteles considera a ciência política como superior às demais, por quê? ( p.18)

Pois esta ciência determina quais são as ciências que devem ser estudadas em uma cidade, quais cidadãos devem aprendê-las e até que ponto. Ao decretar oque devemos fazer e sobre o que devemos nos privar, ela tem a finalidade de ser o bem do homem.

2) “A julgar pela vida que os homens levam, estes, em sua maioria e os mais vulgares entre eles, parecem (não sem um certo fundamento) identificar o bem ou a felicidade com o prazer. Pode-se dizer, com efeito, que existem três tipos principais de vida, a vida agradável, política e contemplativa”.Aqui Aristóteles está se referindo a qual tipo de vida? Defina a vida agradável e a vida política? (p.21)

Aristóteles está se referindo a vida agradável. Esta é considerada como uma vida escrava, comparada a dos animais, reduzida a busca do prazer. A vida política iguala a felicidade a honrarias, que, por depender mais de quem as concede do que dos que a recebem é considerada superficial. Hátambém os que consideram a honra como reconhecimento de seus méritos, procurando a excelência.

3) “Talvez seja melhor considerar o bem universal e discutir mais profundamente o que se entende por isso, embora tal investigação se torne difícil pela amizade que nos une àqueles que introduziram as ideias na filosofia. Contudo, talvez seja melhor, e até mesmo nosso dever, sacrificar o que mais de pertonos toca, no interesse da verdade, principalmente por sermos filósofos, porque, embora ambos nos sejas caros, a piedade exige darmos primazia à verdade.” O que Aristóteles está nos dizendo no texto grifado? (p.22)

Que se deve priorizar a verdade mesmo se as consequências deste ato nos sejam prejudiciais.

4) “Voltemos novamente ao bem que estamos procurando e indagamos o que ele é. Ele semostra diferente nas diversas ações e artes: é diferente na medicina, na estratégia, e assim em todas as demais artes. O que é, então, o bem em cada uma delas? Será aquilo em cujo interesse se fazem todas as outras coisas? Na medicina ele é a saúde; na estratégia, a vitória, na arquitetura, uma casa...” logo, o bem é.........? (p.25)

O fim visado em cada ação, atividade e propósito.

5) “E domesmo modo como nos Jogos Olímpicos não sãos os homens mais belos e os mais fortes que conquistam a coroa, mas os que competem ... assim também as coisas nobres e boas da vida são conquistadas pelos que agem __com excelência__. (p.29)


6) Segundo Aristóteles como podemos reconhecer alguém como moralmente virtuoso? (p.41)

Podemos reconhecer alguém como moralmente virtuoso, aquele que tem ohábito de praticá-la no seu dia-a-dia. Pois adquirimos a virtude moral através de exercício, um exemplo de virtude moral é que o homem só se torna justo quando pratica atos justos.


7) Aristóteles considera as virtudes o melhor caminho para se ter uma vida boa e feliz, o que pode levar a destruí-la? (p.42)

Aristóteles nos diz que é das mesmas causas e pelos mesmos meios que se gera e sedestrói toda virtude, pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos juntos ou injustos; pelo que fazemos em presença do perigo e pelo hábito do medo ou da ousadia, nos tornamos valentes ou covardes. O mesmo se pode dizer dos apetites e da emoção da ira: uns se tornam temperantes e calmos, outros intemperantes e irascíveis, portando-se de um modo ou de outro em igualdade decircunstâncias. O que leva a destruí-las é a nossa ação no meio das circunstâncias. 

8) O que o autor quer dizer com a seguinte frase: “Os homens são bons de uma maneira apenas, porém são maus de muitos modos”? (p.49)

O autor quis dizer com essa frase que é possível errar de muitos modos, mas só há um modo de acertar. Por isso, o primeiro é fácil e o segundo difícil. Por exemplo: é fácil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nicomaco
  • Nicomaco
  • Ética a nicômaco
  • etica a nicomaco
  • Ética a Nicomaco
  • Ética a nicomaco
  • Ética a Nicômaco
  • Ética a nicômaco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!