Étiva a Nicômaco

3518 palavras 15 páginas
Questões do livro Ética a Nicômaco para a Prova Final
Questões feitas a partir da 4ª edição do livro – Editora: Martin Claret

1) Dentre todas as ciências Aristóteles considera a ciência política como superior às demais, por quê? ( p.18)

Pois esta ciência determina quais são as ciências que devem ser estudadas em uma cidade, quais cidadãos devem aprendê-las e até que ponto. Ao decretar o que devemos fazer e sobre o que devemos nos privar, ela tem a finalidade de ser o bem do homem.

2) “A julgar pela vida que os homens levam, estes, em sua maioria e os mais vulgares entre eles, parecem (não sem um certo fundamento) identificar o bem ou a felicidade com o prazer. Pode-se dizer, com efeito, que existem três tipos principais de vida, a vida agradável, política e contemplativa”. Aqui Aristóteles está se referindo a qual tipo de vida? Defina a vida agradável e a vida política? (p.21)

Aristóteles está se referindo a vida agradável. Esta é considerada como uma vida escrava, comparada a dos animais, reduzida a busca do prazer. A vida política iguala a felicidade a honrarias, que, por depender mais de quem as concede do que dos que a recebem é considerada superficial. Há também os que consideram a honra como reconhecimento de seus méritos, procurando a excelência.

3) “Talvez seja melhor considerar o bem universal e discutir mais profundamente o que se entende por isso, embora tal investigação se torne difícil pela amizade que nos une àqueles que introduziram as ideias na filosofia. Contudo, talvez seja melhor, e até mesmo nosso dever, sacrificar o que mais de perto nos toca, no interesse da verdade, principalmente por sermos filósofos, porque, embora ambos nos sejas caros, a piedade exige darmos primazia à verdade.” O que Aristóteles está nos dizendo no texto grifado? (p.22)

Que se deve priorizar a verdade mesmo se as consequências deste ato nos sejam prejudiciais.

4) “Voltemos novamente ao bem que estamos procurando e indagamos o que ele é. Ele se

Relacionados

  • Bacharel
    72512 palavras | 291 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas