Ética

Páginas: 23 (5624 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Ética aplicada
Objetivos de aprendizagem
conhecer aplicações práticas da ética em nosso cotidiano pessoal, profissional e social; ressaltar as relações entre ética e direitos humanos; relacionar a ética com a administração e os negócios; situar o debate contemporâneo sobre ética empresarial e responsabilidade social; compreender o papel que o código de ética desempenha nas organizações e nasrelações profissionais em geral.

3

Seções de estudo
Seção 1 Ética e Direitos Humanos. Seção 2 Ética nas Organizações. Seção 3 Código de ética.


Para início de estudo
Esta unidade tem o propósito de mostrar como as teorias éticas podem ser aplicadas na prática. Serão objetos de estudo os temas: Ética e Direitos Humanos, Ética Organizacional e Código de Ética. Na primeira seção, que trata daÉtica e Direitos Humanos, você aprofundará a relação entre cidadania, ética e direitos humanos e conhecerá conceitos filosóficos importantes, como liberdade, igualdade e dignidade, que fundamentam o debate sobre os direitos humanos. Na segunda seção, você estudará como a ética é importante para a administração e os negócios, como as empresas aplicam os princípios da ética nas organizações e comotoda a sociedade se beneficia da responsabilidade social. Na última seção, damos subsídios para que você possa compreender o papel que o código de ética desempenha nas organizações e nas relações profissionais em geral.

SEÇÃO 1 – Ética e Direitos Humanos
“Se a liberdade e a igualdade são essenciais à democracia só podem existir em sua plenitude se todos os cidadãos gozarem da mais perfeitaigualdade política.” Aristóteles - Política (Livro IV, cap. IV)

Nesta seção o objetivo é mostrar a fundamentação moral dos direitos humanos, pautados principalmente nos ideais da Revolução Francesa de igualdade e liberdade. Para isso, é necessário fazer um breve resgate do contexto histórico dos direitos humanos, que será aprofundado na unidade 5, e explicar os conceitos de liberdade e igualdade,conceitos éticos fundamentais para o debate sobre direitos humanos. Tudo começou com as Revoluções Americana e Francesa do século XVIII, que foram responsáveis por provocar mudanças e alterações profundas nas relações sociais e no poder, principalmente pautadas na ascensão e consolidação política da burguesia como classe dominante. E como não poderia deixar
66

Direitos Humanos e Cidadania

deser, uma revolução, seja burguesa ou popular, diz Marilena Chauí: “possui um significado político da mais alta importância, porque desvenda a estrutura e a organização da sociedade e do Estado” (1998, p. 406). E isso acontece, principalmente porque evidencia a divisão social e política, que divide a sociedade em um alto opressor e um baixo oprimido, fazendo com que aquele que está abaixo perceba opoder do alto como não natural. É, portanto, da revolução burguesa que nasce também a compreensão de que, como sujeitos políticos, os agentes sociais são dotados de direitos e, por isso, eles passam a exigir o reconhecimento e a garantia de seus direitos, tanto do poder político como da sociedade, tendo como maior expressão a Declaração Universal dos Direitos dos Cidadãos, conteúdo que seráaprofundado na unidade 5. É importante ressaltar que a declaração dos direitos do cidadão é um modo de garantir a relação entre poder político e justiça social, mas, no caso do Estado burguês moderno, o modo dos direitos serem garantidos passa pela criação de instituições que proporcionem o cumprimento do respeito a esses direitos. Retomando a unidade 1, lembramo-nos da metáfora da Nau: “o timoneiro deum barco pode conduzi-lo no rumo certo, ainda que cercado por tempestades”, o que explica que o ser humano pode conduzir suas vidas pública e privada, guiando-as pelas leis que a relação cidade/cidadão deve constituir para alcançar o bem comum; lembramo-nos também do livro a República de Platão, que pretendia, buscar o bom governante. A partir desses dois exemplos, você pôde notar que o ideal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!