Ética

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

PRINCIPAIS SISTEMAS ÉTICOS
A palavra ética tem origem no termo grego ethos, que significa bom costume ou portador de caráter, impusionada pelo crescimento da filosofía grega. O conceito deethos proliferou-se em varias segmentações, na qual será mencionado quatro que são o relativismo, absolutismo, situacionismo e antionomismo. A ética define o que é certo ou errado.
RELATIVISMO
Emborao total relativismo ético não seja uma opção para o cristão, deve-se reconhecer que se vive em uma era relativística, daí a necessidade de se compreender o background para o relativismo ético dostempos atuais.Desde os tempos antigos os homens se impressionaram com a fluidez e mobilidade da vida. Estas observações levaram alguns a estabelecer premissas que foram usadas para justificar a crença deque não há absolutos. Traduzido ao âmbito da ética isto significaria uma total relatividade moral.Deve-se destacar que a intenção não é o único aspecto de uma ação ética. Outro aspecto essencial ése ou não as intenções estão em acordo com o que é intrinsecamente correto, ou seja, uma lei ou mandamento divino. Daí que o nominalismo acarreta um radical relativismo ético
ABSOLUTISMOAbsolutismo não-conflitante
Provavelmente a posição mais comum entre os absolutistas tradicionais é sustentar ou dar a entender que há muitas normas absolutas que nunca entram realmente em conflito. Cadanorma abrange sua própria área de experiência humana e nunca entra em conflito real com outra norma absoluta. Freqüentemente esta posição é apenas tomada por certo, mas às vezes é explicitamentedefendida.
Entre os absolutistas tradicionais não há unanimidade quanto ao número de normas universais, mas todos concordam que há uma pluralidade de normas. O problema, naturalmente, é como estas normasuniversais se relacionam entre si, mormente quando há um conflito aparente entre elas. Tem havido muitas posições absolutistas, especialmente dentro dos círculos religiosos.
Absolutismo ideal
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!