ética

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Conceito de ética

Para Adolfo Sanchez Vazquez, a Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio, na singela identificação do caráter científico de uma forma especifica de comportamento humano. Um dos objetos da Ética é a moral. A moral é um dos aspectos de fatos e atos humanos.

Concorda assim, JoséRenato Nalini, que o objeto da ética é a moralidade positiva, ou seja, "o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem". A dis­tinção conceitual não elimina o uso corrente das duas expressões como intercambiáveis. A origem etimológica de Ética é o vocábulo grego "ethos", a significar "morada", "lugar onde se habita". Mas tambémquer dizer "modo de ser" ou "caráter". Esse "modo de ser" é a aquisição de características resultantes da nossa forma de vida. A reiteração de certos hábitos nos faz virtuosos ou viciados.

Entretanto, elas se diferenciam, pois a ética seria uma teoria dos costumes. Ou melhor, a ética é a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, senão objeto da ciência. Como ciência, a ética procura extrairdos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis. "Enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar à racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis”.

Neste quadro, Cristiane Yuka complementa, ser a ética uma reflexão crítica sobre a moralidade, não sendo puramenteteoria. Para a autora, a ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas.

Concluímos assim, que a ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos acríticos da moral vigente. Pois, ela é como um meio para se chegar aum fim, a uma finalidade, vai nos ensinar a usar a nossa liberdade para realizar as nossas potencialidades como ser humano

Assim, estando a ética intimamente ligada ao contexto do agir, podemos caracterizar a atitude da Promotora como não ética, visto que ela não teve uma análise e reflexão antes de agir (ética), sendo irracional e não agindo para o bem estar do coletivo, além de imoral, porquesua atitude foi contra os valores imutáveis da sociedade, totalmente reprovado pelos hábitos e costumes dos seres humanos que vivem em conjunto.


A Ética na profissão jurídica

Sob enfoque eminentemente moral, conceitua-se profissão como uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, ao serviço dos outros e a benefício próprio, de conformidade com a própria vocação e ematenção à dignidade da pessoa humana.

Na profissão não é possível que haja competência sem ética. O que sobra é apenas o conhecimento técnico, que vale pouco para a sociedade se for aplicada de forma solitária. Assim, a profissão jurídica, dado o seu objeto de trabalho e reflexão, tem enorme incidência social, daí a sua enorme dimensão ética ser de fundamental importância (possibilidade derealização da justiça, que é um dos princípios basilares da ética).

A esfera da conduta ética não é, contudo, delineada de maneira precisa. Muitas posturas há que podem restar na fronteira entre a conduta ética e a conduta não-ética. Manzini preferia afirmar que, "para conduzir-se dignamente, o defensor não tem senão que seguir a própria consciência, os conselhos dos colegas mais respeitados e asregras da educação moral. O bom senso, a prudência, a discreção, a retidão, a civilidade são coisas que não se podem ensinar com um elenco de preceitos ou com a casuística".

Assim, Andre Franco Montoro defende, que a finalidade do direito não é o simples conhecimento “teórico” da realidade jurídica, embora esse conhecimento seja importante. Não é também a formulação de quaisquer regras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!