ética

Páginas: 9 (2044 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 FACICA- FARMACIA - 5º Período
TRABALHO DE ÉTICA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA – Primeiro Bimestre 2014
Aluno(a): ___________________________________________________________________________
1- De acordo com a Resolução CFF nº 461, de 2007, que dispõe sobre asinfrações e sanções éticas e disciplinares aplicáveis aos farmacêuticos, a infração “violar o sigilo profissional de fatos que tenha tomado conhecimento no exercício da profissão, com exceção daqueles presentes em lei que exigem comunicação, denúncia ou relato a quem de direito”, tem como pena:
a) multa;
b) suspensão de 3 (três) meses;
c) suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;
d) multa ou suspensãode 3 (três) meses;
e) multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses

2- De acordo com o código de Ética da profissão Farmacêutica (Resolução nº 417, de 29 de Setembro de 2004), assinale a opção INCORRETA.
(A) O Farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia,
independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve exercer aassistência Farmacêutica e fornecer subsídios aos usuários dos serviços.
(B) Os Farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão.
(C) É vedado ao Farmacêutico promover pesquisa na comunidade, sem o consentimento livre e esclarecido da população e sem que o objetivo seja a proteção ou promoção da saúde. Esta norma não é aplicada às pesquisasacadêmicas.
(D) O farmacêutico, no exercício profissional, fica obrigado a informar, por escrito, ao respectivo Conselho Regional de Farmácia (CRF) todos os seus vínculos, com dados completos da empresa, mantendo atualizados seu endereço residencial e o horário de responsabilidade técnica ou de substituição.
(E) A apuração das infrações éticas compete ao Conselho Regional de Farmácia em que oprofissional está inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, por meio de sua comissão de ética.

3- Considerando o Código de Ética do Profissional Farmacêutico (Resolução nº 417, de 29 de setembro de
2004), assinale a opção referente ao direito do Profissional Farmacêutico.
(A) Dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, se requeridos, em caso de conflito social interno,catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.
(B) Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área, desempenhar cargo ou função públicos.
(C) Denunciar às autoridades competentes quaisquer formas de poluição, deterioração do meio ambiente ou riscos inerentes ao trabalho,prejudiciais à saúde e à vida.
D) Opor-se a exercer a profissão, ou não realizar a atividade, individual, coletivamente, em instituição pública ou privada, onde inexistam remuneração ou condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, ressalvadas as situações de urgência ou emergência.
(E) Exercer a Assistência Farmacêutica e fornecer informações ao usuário dos serviços.

4- Em relaçãoao Código de Ética Farmacêutica (Resolução CFF nº. 290/96), assinale a alternativa incorreta:
A) A fim de garantir o acatamento e a execução do Código de Ética Farmacêutica, cabe ao farmacêutico comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos de que caracterizem infringência ao referido Código e às normas que regulam o exercício da Farmácia.
B) As normasdo Código de Ética Farmacêutica aplicam-se aos farmacêuticos, em qualquer cargo ou função, independentemente do estabelecimento ou instituição a que estejam prestando serviço.
C) A verificação do cumprimento das normas estabelecidas no Código de Ética Farmacêutica é atribuição exclusiva dos Conselhos de Farmácia, das Comissões de Ética destes e das autoridades da área de saúde.
D) A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!