ética

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
A ética e seus fundamentos
Acredita-se que o ser humano se constituía por uma interioridade e uma exterioridade. Para a ideologia cristã, identificava-se com a alma, ganhou destaque e supremacia. Santo Agostinho, no começo da Idade Média, defendia essa posição, porque considerava que, por meio do conhecimento da alma, se chegaria ao de Deus.
A Idade Moderna, nascida sobre o signo da razão,rompe com a tradição metafísica de ser humano. Confiante no poder desconfiava dos princípios universais que cercariam a liberdade. Diferentemente dos demais animais, ele não necessita apenas garantir suas necessidades físicas, de alimentação e segurança, precisa, igualmente, produzir cultura.
A sede de tudo é o ser humano, não como individuo isolado, mas como aquele que conhece, quer e realiza.Evidencia-se que não existe um único conceito de ser humano, eles variam indo desde aqueles que destacam uma consciência metafísica, aos que discordam dessa posição essencialista, pronta e acabada, para defenderem um ser de existência, que se constrói socialmente.
Condições das ações humanas
O conceito de ser humano direciona suas ações e as qualifica, o ser humano nessa perspectiva, não possuiescolha e suas ações acompanham sua essência, predeterminada e sem possibilidades.
Diante da importância da liberdade e da consciência como condições para as ações humanas responsáveis e da existência de conceitos diversos sobre elas, vamos nos deter pouco mais na busca de um conceito, nós, satisfatório.
Liberdade
A tendência filosófica existencialista considera que liberdade é poder escolher oque se quer ser, e os seres humanos são naturalmente livres. Mas nos dirá que a liberdade são gerados todos os significados, pois não existem fins fora do indivíduo.
O ser livre é aquele que faz projetos, que vê adiante, é o ser do devenir , e decorre a possibilidade de responsabilidade, o que não seria possível sem o pressuposto de que o indivíduo dispõe de certa liberdade de decisão, fincadana consciência e no poder de realização. A liberdade é possível, mesmo diante de elementos limitadores, voltamos a perseguir um conceito, com base no que já foi visto consiste na possibilidade de o sujeito fazer escolhas, não de forma ilimitada, mas dentro das possibilidades oferecidas pela vida real.
Consciência
Ao lado da liberdade a consciência é um dos pilares e condição fundamental paraa possibilidade da ética. Epistemologicamente, ela foi tomada como a primeira e mais segura fonte da verdade.
A consciência moral seria auxiliada pela educação e pelo esclarecimento que ajudariam o ser humano a fazer escolhas eticamente acertadas , pois, sem dúvidas e baseadas em certezas práticas.
A consciência individual é tida como soma do que o individuo aprende na sociedade, entretanto aatitude do indivíduo não deve ser a de conformação. Cumpre ele, entender seu estado de condicionamento e procurar as saídas, romper com a ordem social que determina tal submissão. Isso nos leva a um conceito de consciência que a nosso ver, é mais acertado do que aquele que define como parte da natureza de Deus no ser humano.
Comportamento ético
A realidade colocou novos problemas para a ética,que ela não supunha ser da sua alçada e que a ciência e a tecnologia se julgavam capazes de resolvê-los por si mesmas. Tanto uma quanto a outra cometeram enganos que as levaram a capitular e reconhecer a importância da ética, no caso da ciência e dos cientistas, e abarcar as questões postas pela ciência, no caso da ética.
A ideia de se pensar em um conceito de ética que difere do passado eresponde às necessidades do momento confirma sua historicidade, sua dinâmica, bem como a orientação teórica que a orienta.
Possuir um horizonte ético é característica de todo ser humano. Não há quem não o tenha, ainda que de maneira deturpada e avessa ao bem-estar individual e coletivo. Na prática, ele se configura em normas de condutas que são provisórias, assim como as ações humanas. Então, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!