Ética

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Faculdade de Ensino Superior e Cultura no Ceará- FASECE
Curso: Pedagogia.
Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental.
Professor: José Roberto Ribeiro Lima.
Aluna: Laís Lívia Santiago Sales.

Livro: A história das ideias pedagógicas.
Resumo do Capitulo 06 – Pág. 76 à 86.

Com o passar dos tempos, principalmente com o estabelecimento do capitalismo(decorrer dos séculos XVI e XVII). Iniciou-se uma nova poderosa classe que se colocava contra ao modo de produção feudal então era necessário uma organização na educação nas massas, já que era exigido alguns saberes desconhecidos da população na época. Então criou-se um sistema de ensino com o pensamento moderno, através de alguns filósofos como Giordano Bruno (1548-1600), Galileu Galilei(1564-1642), William Harvey (1578-1657), Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1596-1650) João Amos Comênio (1592-1670) e John Locke.
 O pensamento pedagógico moderno surgiu entre os séculos XVI e VVII, após a queda do período Feudal. Nessa época a sociedade impulsionou, modificou e concentrou novos meios de produção, dessa forma, a produção deixou de se apresentar em atos isolados para se constituirnum esforço coletivo. Foi então que o houve um interesse maior dos homens em dominar o conhecimento referente à matemática, física, geografia, medicina, biologia e demais áreas de estudos, sendo posta em questionamento o que já havia sido ensinado até então.
Os pensadores que contribuíram para estes fatores naquela época foram: GIORDANO BRUNO (1548-1600) que desenvolveu a astronomia; GALILEUGALILEI (1564-1642) construiu o telescópio e descobriu Júpiter e a lei da gravidade; WILLIAM HARVEY (1578-1657) constatou a circulação do sangue. FRANCIS BACON (1561-1626) criou o método indutivo de investigação, opondo-o ao método aristotélico de dedução, propondo a distinção entre a fé e a razão e pode ser considerado o fundador do método científico moderno e RENÉ DESCARTES (1596-1650) que escreveu ofamoso discurso do método (1637) mostrando os passos para o estudo e a pesquisa; criticou o ensino humanista e propôs a matemática como modelo de ciência perfeita. Sua filosofia esforçou-se por conciliar a religião e a ciência.
Esses grandes pensadores aparecem com bastante frequência em nossas pesquisas por serem base dos teóricos que iremos mencionar ao longo deste trabalho, por teremcontribuído muito para a evolução deste pensamento moderno que defendia uma educação acessível para qualquer ser humano independente de sua idade ou posse. Já que eles acreditavam na capacidade do ser humano transformar o mundo através do conhecimento, acreditando que assim o homem pudesse ter características, mas amorosas, ser próximo a imagem de Deus.
JOÃO AMOS COMÊNIO (1592-1670), mestre, escritor eintegrante da classe eclesiástica, nasceram no dia 28 de março de 1592 no município de Nivnetze na Moravia, região da Europa central. Comênio influenciou as pedagogias das épocas posteriores, fortalecendo a convecção de que o homem e capaz de aprender e pode ser educado, defendendo assim a igualdade da educação como direito de todos. “Ele propôs uma educação veloz, econômica e sem esforçoexcessivo, o ensino congregado como um todo”. (Ana Lucia Santana)
As teorias educacionais de Comênio surpreendem até hoje, pois ele foi o percursor de projetos e propostas que apenas recentemente a civilização reconhece como diretrizes universais. Onde seus projetos pregavam a sabedoria do todo e o ensino para todos, ele queria com isso tornar o conhecimento acessível a todas as criaturas humanas, paraque a humanidade tivesse valores fraternos e de paz. 
"Nós ousamos prometer uma Didática Magna, isto é, um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado e sem nenhum aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!