Ética

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE
Departamento de Artes
Curso Licenciatura Em Teatro
Disciplina Ética e Gestão em Teatro
Professor Gyl Giffony
AndersonVasconcelos Alves
Paralelo entre Antígona e o texto base de ética – Ética: definições, modelos e perspectivas
Ética permeia o pensamento humano desde tempos remotos, e ainda hoje o homem vive tentandocompreende-la e pô-la em pratica em sua vida cotidiana. A Grécia antiga berço do pensamento ocidental, trouxe a tona essa reflexão como um exercício puramente filosófico, desde então outros pensadoresreformularam e resignificaram a partir de seu próprio exercício filosófico e da época em viviam, no entanto a essência da ética permanecia como espelho do caráter humano.
O homem que vive em sociedadeteve que aprender a se moldar a determinadas condutas, regras e leis criadas por ele mesmo no intuito de manter a ordem e a civilidade. Assim que não cumprisse tais códigos era punido e taxado como umperigo a sociedade. A ética implica sempre em seu comportamento diretamente ligado a atingir o outro de alguma forma, se afeta de forma harmoniosa dá-se uma pessoa ética, ao mesmo tempo que ocontrario disso dá-se uma pessoa antiética, pois infringiu o direito do ouro ao ultrapassar os seus.
Assim no texto “Antígona” de Sófocles temos um caso interessante de estudar no ponto de vista ético.Pois, fica o questionamento sobre o que mais vale manter-se ético perante as leis e os códigos de conduta do rei ou seguir suas próprias normas assumindo as consequências? No caso do texto dramático, quefoi escrito bem antes do surgimento da filosofia aristotélica, o autor põe a personagem principal para tomar atitudes centradas nas suas vontades, palpada no que ela acredita como sendo correto eassim errado são os outros.
No imperativo categórico de Kant, a ação da nossa personagem seria um perigo para toda humanidade, visto que sua ação seria uma lei universal. Na ética de Kant, faz com que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!