Ética

Páginas: 8 (1883 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
ÉTICA
1- A definição abaixo transcrita refere-se a qual princípio que serve como diretriz de toda sociedade:
“São regras de comportamento formuladas deliberadamente e impostas por uma autoridade especial. São decretadas com a finalidade de suprir os costumes que começam a desintegrar-se, a perder seu controle sobre os indivíduos.”
A Advogados;
B Leis;
C Costumes;
D Usos;
EN.d.a.

2- Não é uma virtude fundamental:
A temperança
B prudência;
C justiça;
D fortaleza;
E vaidade;

3- Diariamente nos deparamos com filas nos bancos. Muitas instituições financeiras pouco se preocupam com o tempo que cidadãos perdem para ser atendidos. A lei garante ao idoso, a gestante e às pessoas com crianças no colo e ao deficiente físico, o direito atendimentopreferencial. Diante desta regra, algumas pessoas contratam idosos para se valer do direito do atendimento preferencial. Em termos éticos, podemos dizer que a conduta mencionada:
A A atitude é antiética na medida em que a pessoa contratada estará aumentando o número de pessoas em uma fila que, de outro modo, seria menor.
B Não prejudica a ninguém, pois o que conta numa fila é o número de pessoas queestão nela.
C Não é antiética, pois se os bancos não oferecem atendimento adequado a todas as pessoas, cabe a nós encontrarmos uma forma para não perder tempo na fila.
D No mundo capitalista, o que vale é o dinheiro e ao pagar para um idoso fazer este trabalho é perfeitamente ético, ocorrendo, no caso, uma troca de favores justa, independentemente de se outros são prejudicados.
E n.d.a4- Em respeito à ética, verifique as afirmativas:
I. Não se aproveitar nem concorrer para que se aproveitem de idéias, planos ou projetos de autoria de outros profissionais, sem a necessária citação ou autorização expressa.
II. Não injuriar outro profissional, nem criticar de maneira desprimorosa sua atuação ou a de entidades de classe.
III. Substituir profissional em trabalho jáiniciado, sem seu conhecimento prévio.
IV. Não solicitar nem pleitear cargo desempenhado por outro profissional.
V. Procurar suplantar outro profissional depois de ter este tomado providências para a obtenção de emprego ou serviço.
VI. Não tentar obter emprego ou serviço à base de menores salários ou honorários nem pelo desmerecimento da capacidade alheia.
VII. Pode e deve, ser revisto oucorrigido o trabalho de outro profissional, mesmo sem o consentimento deste e sempre após o término de suas funções.
A Todas estão corretas
B Todas estão incorretas
C III, V e VII estão incorretas
D Apenas I e II estão corretas
E Apenas IV e VI estão corretas

5 Em toda a sociedade existem três princípios que servem como diretrizes, para a manutenção da ordem da vida em grupo. Umdeles é chamado de “usos”. Podemos dizer que os usos:
A são regras obrigatórias de conduta humana e quando não praticados pelo indivíduo acarreta risco para a harmonia da vida em sociedade.
B Quando o individuo não os respeita, sofre do grupo uma reprovação violenta.
C Os usos são superficiais e não são modificados pela sociedade com o tempo.
D Os usos indicam as ações humanas do dia a diatidas como adequadas.
E São regras de comportamento formuladas deliberadamente e impostas por uma autoridade especial.

6- Podemos conceituar a moral como:
A Disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
B Conjunto de normas e regras, baseado nos costume e nas tradições de cadasociedade, em um determinado tempo, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade ou por determinado grupo social
C Regras de comportamento formuladas deliberadamente e impostas por uma autoridade especial. são decretadas com a finalidade de suprir os costumes que começam a desintegrar-se, a perder seu controle sobre os indivíduos.
D Sentimento ou percepção do que se passa em nós,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!