Ética

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1. ÉTICA
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa, sua conduta, ou relativo aos costumes). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Ela serva para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido ética, embora não possa ser confundida comas leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, essa atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.
Além dosprincípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, etc.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como seu ato praticado.
Encontramos também o significado de éticacomo a ciência do comportamento dos homens em sociedade, pois tem objetivo, leis próprias e método próprio, sendo que o objeto da ética é a moral. Esta compreende em dos aspectos do comportamento humano, ou seja, o objeto da ética é a moralidade positiva de um conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais o homem tende a realizar o valor do bem.
Para finalizarmosética é o elemento que define a conduta humana na busca do bem. Um bem individual, mas visando a harmonia dos indivíduos para com os grupos que fazem parte os aspectos familiar, social, escolar, profissional, etc. O homem para manter a harmonia desses grupos citados tem que seguir normas, regras ou valores pré-estabelecidos propiciando assim o bem da coletividade.
2. MORAL E TIPOS DE MORALA palavra moral vem do latim morale: relativo aos costumes.
Sua conotação filosófica diz que moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, seja para um grupo ou uma determinada pessoa.
A moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como forma de garantir seu bem-estar. A moral independe dasfronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
A moral, também não pode ser considerada somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, sãoaceitos, voluntariamente. A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.
Considerar o outro ou o próximo é um aspecto fundamental à moralidade. Dessaforma, uma preocupação constante no debate sobre ética e moral se dá no sentido de evitar a violência em todas as suas possíveis expressões (física ou psíquica), bem como o caos social. Os valores éticos (ou morais) se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de seres humanos ou de sujeitos racionais e agentes livres, proibindo moralmente a violência e favorecendo a coesãosocial, isto é, a “ligação” entre as pessoas em sociedade. Porém, considerando-se que o código moral é constituído pela cultura, a violência não é vista da mesma forma por todas as culturas. Numa cultura, ao definir o que é mau ou violento, automaticamente defini-se o que é bom. Logo, a noção de violação, profanação e discriminação variam de uma cultura para outra. Contudo, em todas se tem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!