Ética

Páginas: 11 (2675 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A RENOVAÇÃO ÉTICA

Renovar significa nova roupagem, não deixou de existir, percebemos nova forma de colocação na sociedade.

A moral baseava-se muitas vezes na conduta religiosa, propagação da caridade e hoje fala-se na esfera do meio ambiente, da consciência, biomédica e mídia. A intenção é compensar a ampliação da lógica individualista de conduta pela legitimação de novas agregaçõescoletivas, visando a obtenção de um ponto de equilíbrio entre o dia de hoje e amanhã, o bem-estar individual e a proteção do meio ambiente, direitos humanos, os direitos dos animais e a liberdade de imprensa e assim o esgotamento do É Proibido Proibir. Na Renovação pós-moralista observa-se mudança de conduta da sociedade e empresas pelo coletivo. A Ética não precisa exortar a prática da VIRTUDE INTEGRAL,mas de inteligência responsável e humanismo aplicado para enfrentar os desafios de nossa época, onde temos que erguir a barreira entre Moralidade e Eficácia, Dever e Interesse e aí que o profissional se esbarra com o paradigma (matriz/teoria) da Virtude.

Moralismo- Sistema filosófico que defende a primazia exclusiva da moral.
Excesso de preocupação com questões de moral, tendendo para aintolerância e o preconceito.

Deontologia- (do grego δέον, translit. deon"dever, obrigação" + λόγος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

O termo foi introduzido em 1834,por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever". É um dos dois ramos principais da Ética Normativa,

Pós-moralismo- A  sociedade pós-moralista apresenta um conjunto de reflexões que demonstram como a revitalização dos valores e o espírito de responsabilidade, conceitos tãopropagados em nossa época, não conseguem disfarçar a inexistência de idéias em favor do retorno da moral tradicional, estrita e categórica. Aliás, é bem o contrário que temos diante dos olhos - a emergência de uma cultura inédita, que divulga mais propriamente as normas do bem-estar do que as obrigações supremas do ideal. Assim, a logomarca da ética é mostrada em toda parte, enquanto o estímulo asacrificar os próprios interesses em prol de outrem é algo que não se vê em lugar nenhum.

Consciência Verde

Com o aumento da preocupação ambiental e a escassez dos recursos naturais, gradativamente foram surgindo os movimentos ambientalistas que tinham por objetivo levar a sociedade, governo e empresas a realizarem práticas que não fossem tão nocivas ao meio ambiente. Surgiu assim oconsumidor verde e, um pouco depois, a consciência verde, quanto mais pessoas e órgãos não governamentais pressionam os governos não aceitando a degradação ambiental, se regulamentam condutas relativas ao meio ambiente. O aumento da consciência ambiental que se assiste nos últimos anos tem identificado uma sociedade de consumo responsável e consciente, onde produtores e produtos são julgados pelaqualidade, durabilidade, preço, assistência técnica e, principalmente, por critérios éticos, ecológicos e de justiça. O fortalecimento do movimento ambiental provocou transformações nas demandas da sociedade. Os consumidores passaram a querer traduzir seus valores ambientais em poder de compra e a optar por produtos considerados como os de menor impacto sobre o meio ambiente. Um dos desafios que o setorindustrial vem adotando para o fortalecimento de sua responsabilidade com o meio ambiente são os programas próprios de confiabilidade ambiental, dos “selos” de conformidade ou rotulagem ambiental como pressuposto ético e não como mero diferencial na atração de possíveis clientes.

Eco-consumismo

Hoje com o planeta sofrendo um monte de problemas terríveis, o que não faltam são os produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!