Ética

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2013
Elton B. Goulart


LUCRO ÉTICO

É possível existir “Lucro Ético”? É o que buscaremos analisar no decorrer deste texto, buscando os principais atores é os seus papeis e exemplo de ações que visem tal objetivo, não temos a pretensão criar soluções, mas sim apontar os caminhos já existentes.
No decorrer do texto vamos buscar as definições de ética e relacionar com a política de algumasempresas e ver o avanço histórico desta relação.
Segundo o dicionário “Aurélio”, o termo “Ética” significa o “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação de ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto".
A primeira manifestação desta ciência ocorreu na Grécia, pelo filósofo Platão, que pensou o Estado eassim se referiu à ética: “comportar-se eticamente é agir de acordo com o logos, ou melhor, com retidão de consciência”. Seu discípulo Aristóteles, assim se referiu à ética: “não se estuda Ética para saber o que é a virtude, mas para aprender a tornar-se virtuoso e bom; de outra maneira, seria um estudo completamente inútil”.
No realismo Aristotélico, a ética é a ciência de praticar o bem. O bem decada coisa está definido em sua natureza, portanto, do bem depende a auto realização do agente, isto é, sua felicidade, ou suas experiências. Assim sendo, para que se pratique ética positiva em suas diversas espécies se faz necessário, ser o agente, pessoa pautada pela ética com fundamentos na moral subjetiva, por ser esta inalterável por qualquer inserção de nova modalidade de ação seja ela dobem ou do mal.
A ética é uma ciência prática de caráter filosófico, pois é a parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano qualificando seus atos como bons ou maus. Para Aristóteles não se estuda ética para saber o que é a virtude, mas sim para aprender a tornar-se virtuoso e bom, de outra maneira seria um estudo completamente inútil.
Sócrates, Platão e Aristóteles fundamentaram éticana ideia do bem. Kant fundamentou na era do dever. Kant relata que aspirar ao bem é egoísmo e que a ética deve estar fundamentada em valores morais do dever formal (deontica) de cumprir e que ética é ter boa vontade. São fundamentos da ética: os códigos de ética, o fundamento da moral, e o dever de fazer o bem.
Segundo Aristóteles: “a validade da norma está ligada a um sistema de valores queestão acima dos princípios normativos”. Aristóteles caminha na axiologia ética que transcende a norma, sobretudo, em seus aspectos comparativos e sua análise proposicional com fundamento na tricotomia da prescrição quanto aos fatos, na descrição quanto às normas e na valoração quanto ao sistema de valores incutidos no ser humano através de preceitos familiares, religiosos e culturais.
Para Kant, ovalor de uma ação depende da relação de conduta com o princípio do dever, o imperativo categórico. Dissocia assim a moral das ideias de prazer e utilidade. Se o agente atuou visando alguma recompensa, sua ação não pode ser reputada positiva face em que não se necessita da norma para formular ações éticas.
De posse destas definições de ética vamos procurar fazer uma analogia entre a ética e o lucroque no primeiro momento nos parece paradoxal.
Partindo do princípio que à ética é a constante busca pela melhoria da vida e no mercado capitalista atual nem sempre tal objetivo é tratado como pressuposto primordial, ainda fica difícil de enxergar uma conexão entre ética e lucro, será que existi um mecanismo para regular estas diferenças? É o que tentaremos demonstrar a seguir.
Vejamos, se umaempresa pratica “boa política ética” com responsabilidade social e leva o consumidor à “indução psicossocial” de consumir seu produto, criando uma fidelidade de consumo passando a consumi-lo em detrimento de produto de outras empresas. Portanto o lucro ético é salutar para empresa que o pratica quando deparamos com a situação acima descrita e é salutar para o consumidor que atua visando não só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!