Ética

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
1. Que idéia você faz de ética?
Valores, princípios orientadores: justiça, honestidade, bem comum, bom senso, liberdade, verdade.

Antes de começar a delinear afirmativamente aquilo que entendo como sendo Ética, gostaria de, através da exposição do que penso não ser Ética, esclarecer por quais razões cheguei a esta compreensão.
Primeiramente, ao interrogar minha consciência sobre oque penso ser ética, mesmo sem saber expressar, intuo que não pode ser uma convenção social, não deve ser um conjunto de regras pré-estabelecidas, enfim, não há de ser um “tu deves” de Nietzsche. Trilhando a senda obscura da intuição, encontro em Gilberto Kronbauer, palavras que deram uma forma mais definida ao que, em mim, era apenas o indício de um pensamento. Diz Kronbauer:Normalmente vivemos conforme determinadas normas de conduta internalizadas que formam nossa consciência moral. A moral é este modo costumeiro e espontâneo de agir, relacionar-se com os outros, pautado por normas; é a prática e são normas que a regem. É anormal fazer ética, entendida como a reflexão crítica sobre a moral, como a teorização da moral... Por isso, fazer ética é uma raridade, mas énormal viver a moral vigente e, no máximo, discordar de algumas normas ou ações particulares, sem nos darmos conta de que elas fazem parte harmônica de um todo articulado, perpassados por valores aceitos: a cultura.

Em poucas frases, consegui esclarecer, para mim mesmo, por que não podia conceber que a ética fosse algo externo ao indivíduo, algo apenas cultural. Justamente este “viver a moralvigente”, é que me parece automático, pré-determinado, condicionado demais. Não. Isto, não pode ser a Ética. A definição de Kronbauer é muito precisa: “reflexão crítica sobre a moral”. Sim, reflexão. Não uma reflexão gratuita, ingênua, mas uma reflexão crítica, com intencionalidade. Isto sim, me fala do que penso ser a ética.
Ética, conforme entendo, apesar de fazer sentido apenas na relaçãocom o outro, é algo que tem uma origem muito interna, pessoal. Algo que está diretamente relacionado com a autoconsciência e com a liberdade de escolha. Segundo Pegoraro:
A ética refere-se à estrutura radical do ser humano, ao núcleo subjetivo único e intransferível: a consciência e a liberdade. Neste reduto de acesso exclusivamente pessoal, cada um decide, assume suas ações epor elas responde.
Primeiro, é preciso Ser. É a partir de nosso ser que nos relacionamos. A partir da construção da nossa própria humanidade é que iremos identificar a humanidade no outro e respeitá-la. É a partir do valor e do cuidado que damos a nós mesmos que iremos valorizar e cuidar o outro. Poderemos amar o outro, cuidá-lo, educá-lo, valorizá-lo, ajudá-lo a crescer e a ser feliz, casonão façamos isto por nós mesmos?A este respeito, é Pierre Levy quem afirma:
Somos a primeira coisa de que devemos cuidar. Nosso ser está sob nossa mais direta responsabilidade, muito mais do que nossos filhos, pais, companheiro (a), amigos, nação, empresa ou a sorte do mundo. Se não cuido de mim mesmo, como poderei cuidar dos outros? A qualidade de nosso ser comanda a qualidade denossa ação junto ao outro. É por isso que nossa primeira preocupação deveria ser a textura íntima de nossa própria vida.

Ao contrário do que muitas vezes somos levados a pensar, cuidar de si não é simples egoísmo e indiferença. É, antes, criar condições para uma convivência amorosa, justa e ética. Lévy segue dizendo:
Cuidar de si não significa de modo algum perseguircerta aparência física ou moral, correr atrás de dinheiro, posses, poder, títulos, prestígio, reconhecimento, amor, etc. Significa que temos que desenvolver nossa capacidade de sentir nossas próprias emoções e as dos outros, pensar de modo justo e perceber a beleza do mundo.

Penso que a ética é forjada, desenvolvida, através da relação com os outros, mas ao longo de nossa existência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!