Ética

Páginas: 7 (1516 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
1. Introdução

A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios  ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem  grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter.
Ser ético nada mais é do que agir direito,  proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta (dic), é estar tranqüilo  com a consciência pessoal. "É cumprircom os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda etc. "Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa".

2. Ética na troca detrabalho.

Há pessoas que trocam de trabalho de tempos em tempos, seja por motivos pessoais ou profissionais, muitas delas não pensam em ética nesse momento, querem sair a qualquer custo sem pensar nas conseqüências de seus atos.

Muitas delas acabam “Deixando a porta fechada” (caso queira voltar algum dia a empresa não irá aceitar) fazendo com que fique mal falada no mercado, sem referencia e semter um conforto para a ida para a próxima empresa, no geral muitas pessoas falam que não ligam para essa porta, pois se é para sair não pensam em voltar, porém essa não é uma verdade que podemos nos basear.

Além desse fator, algumas empresas chegam a CTPS para buscar referencias nos empregos anteriores e acabam não contratando pessoas com uma referencia ruim.

Existe a ética também por trás detrabalhar em um ex-cliente da empresa. Acontece quando você presta algum serviço para um cliente pela sua empresa e sai dela para trabalhar diretamente para o cliente, obtendo ganho maior ou exclusividade.

3. Ética no desligamento de empregados

Neste momento, algumas vezes marcante na vida de urna pessoa, dois fenômenos, geralmente, ocorrem: o empregado quer desligar‐se da empresa,contra a vontade de seus superiores, que o consideram bom funcionário; ou o inverso, a empresa julga conveniente dispensar o funcionário, que deseja permanecer na empresa. Ambas as situações requerem especiais cuidados éticos. Em toda empresa é natural que haja demissões de certa parcela de pessoas. Isso deve‐se a muitas razões, entre as quais, desempenho insatisfatório, não‐cumprimento de normas,resultados negativos, conflitos pessoais que afetam o trabalho ou colegas. Deixando de lado esse aspecto, que nada tem de extraordinário, constitui um desafio para a organização planejar, vigorosa e profissionalmente, os processos de demissão forçada, que por vezes se tomem imperiosos. Considerando sempre esses cortes uma exceção na vida da instituição, em tais ocasiões a empresa deve‐se valer decritérios de desempenho e desenvolvimento profissionais, pensando na pessoa e suas caraterísticas particulares. A saída não desejada requer muita compreensão e respeito. Quando os processos não são claros, com freqüência surgem atitudes pouco éticas por parte do empregado que não deseja sair: pressão, ameaça, trabalho malfeito, boicote. Quando é a empresa que se opõe ao desligamento do empregado, éimportante deixar clara a possibilidade de futuro retorno, fazer ou não contra‐ofertas, quando o problema for salarial, ou procurar um acordo de cavalheiros, se forem outras as razões para a demissão. O desligamento por aposentadoria também exige alguns cuidados éticos. É preciso honrar os compromissos assumidos durante a permanência do empregado, como é o caso da previdência privada ou dacomplementação salarial, quando a pensão da aposentadoria oferecida pelo governo restar insuficiente e, até mesmo, de valor irrisório. Funcionários leais, trabalhadores, que durante anos deram seus esforços pela organização, devem poder chegar à idade da aposentadoria com condições mínimas de viver com dignidade o tempo de vida‐ que ainda lhes resta. Mesmo que a legislação não obrigue, muitas empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!