Ética

Páginas: 12 (2880 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei tratar de um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que frequentamos, a ética. Talvez um assunto não muito discutido, mas sempre observado. Apresentarei também sua definição e breve histórico da ética. Em suma falar sobre a ética profissional, com ênfase a engenharia civil. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para seremseguidos, a ética também como uma obrigação profissional. Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar ou ocasião.





















1. PROBLEMAS MORAIS E PROBLEMAS ÉTICOS
Nas situações efetivas e reais que ocorrem no dia-a-dia de todos os indivíduos, surgem problemas quando as decisões e ações deles são objeto dejulgamento pelos demais membros do grupo social. Tais problemas não afetam apenas um indivíduo, mas também outras pessoas, e pode até mesmo afetar a comunidade como um todo. Em tais situações, as pessoas pautam seu comportamento por normas que julgam mais adequadas cumprir, e é quando se pode dizer que o homem age moralmente, ou seja, é o resultado de uma decisão refletida – e não espontânea.À diferença dos problemas prático-morais, os éticos são caracterizados pela sua generalidade. Se na vida real um individuo concreto enfrenta uma determinada situação deverá resolver por si mesmo de maneira que sua ação seja bem vista pelo social. Será inútil recorrer a ética com a finalidade de encontrar nela uma norma para cada situação. A ética poderá lhe dizer em geral o que é um comportamentopautado por normas ou em que consiste o fim –o- bom-visado pelo comportamento moral do qual faz parte do individuo concreto ou de todos. Definir o que é bom não é um problema moral cuja solução caiba ao individuo em cada caso particular mas um problema geral de caráter teórico de competência do investigador ou seja do ético.
Muitas teorias éticas organizaram-se em torno da definição dobom na suposição de que se soubermos o que é, sabemos o que devemos ou não fazer. O problema da essência do ato moral remete a outro problema crucial: o da responsabilidade; responsabilidade por ter tomado uma decisão de agir num
sentido e não em outro.
2. O Campo da Ética
A ética, por ser disciplina teórica que estuda a moral, deve se limitar a explicar, esclarecer ouinvestigar uma determinada realidade, pois seu valor como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. Quando se ocupa de analisar a prática moral de uma sociedade de determinada época, a ética deve meramente esclarecer o fato de os membros daquele grupo social terem recorrido a práticas morais diferentes e até opostas. Por ser ciênciaque estuda a moral, a ética nem se identifica com princípios de moral em particular, nem fica indiferente a eles. A ética deve fornecer a compreensão racional de um aspecto real e efetivo do comportamento dos homens, pautados em fatos de valor.
3. Definição da Ética
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética procura determinar a essência damoral, e as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes de avaliação moral, a natureza e função dos juízos morais, os critérios de justificação desses juízos e o princípio que rege a mudança de diferentes sistemas morais. Seu caráter científico deve aspirar à racionalidade e objetividade, e proporcionar conhecimentos comprováveis. A moral é objeto da ciência ética, podendo sofrerinfluência desta. Hoje em dia já há uma diferenciação clara entre a moral e a ética, que nem sempre ocorreu.
3.1 Caráter Histórico da Moral
a) Deus como origem ou fonte da moral: quando as normas morais derivam de um poder sobre-humano; as raízes da moral estão fora e acima do homem, e não nele próprio.
b) A natureza como origem ou fonte da moral: a conduta moral do homem seria mero aspecto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!