Ética

Páginas: 4 (851 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
1- O que significa dizer " a não indiferença é a essencia do valer" ?

Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantementeatribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, generoso e mesquinho, e assim por diante.

2- Explique esta afirmação: o ser humano, diferentemente do animal, é capaz deproduzir interdições?

Porque os animais irracionais, vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria eraciocínio lógico, prejudica sua própria espécie.

3- Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico esocial?

A moral limita as ações do ser humano, não permitindo que ele se perca em seu desvarios, nas ambições que destroem o ser humano.

4- Como explicar que na moral convivem polos opostoscom o dever (a obrigação) e a liberdade?

O ato moral nos dá o direito de escolha . Com isso se dá a obrigaçao e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste emdeveres mantidos pela sociedade .

5- Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da conveniência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como a Máfia, Klu-Klux-Klan ouneonazistas?

Não é impensável que a conduta com grupos tão abertamente intolerantes seja baseado na tolerância, a conduta com estes grupos deve ser baseada na justiça e na defesa dos direitos humanos.6- Durante a ditadura militar no brasil varios filmes foram censurados por serem considerados atentatorios à moral ( Como o Último tango em Páris, de Bernado Bertolucci) ou á religiao (como je voussalue Marie) . Discuta a questao da relaçao entre moral e estetica

7- Timoty McVeigh foi um terrorista que matou 168 pessoas em um atentado a bomba em Oklahoma City. Foi executado seis anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!