Ética

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
1. O que é ética?
É a parte ou ramo da filosofia que estuda e compara as diversas morais existentes, conforme as mais diversas áreas de atuação do ser humano.
Tem o objetivo de fazer com que haja possibilidade de harmonizar os opostos e os diferentes, ou minimizar os atritos e injustiças cometidos.
Motta (1984) definiu Ética como:
“Um conjunto de valores que orientam o comportamento do homemem relação à outros homens na sociedade em que vive, garantindo assim o bem-estar social”
Ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
É o conjunto de valores e princípios usados para decidir as três grandes questões da vida:
- Devo?
- Quero?
- Posso?
Tem coisas que QUERO,mas não DEVO, tem coisas que DEVO, mas não POSSO e tem coisas que POSSO, mas não QUERO.Esse conceito pode ser definido através dos princípios da sociedade, podendo ser religiosos ou não, através de normatização, por exemplo:
Há 20 anos, seria normal ver uma pessoa fumar dentro de um escritório, ou qualquer local fechado, há 10 anos haveria uma placa de “Proibido fumar”, hoje não se faz mais necessário, as pessoas já adotaram como um comportamento social, assim como o cinto desegurança.

2. O que é Moral?
É um conjunto de normas adquiridas pela educação, tradição e do cotidiano que regulam o comportamento do homem em sociedade.
“Ciência dos Costumes” foi a explicação de Durkheim para Moral.
Moral é a prática de uma ética, é o senso subjetivo que todo ser humano tem da responsabilidade de suas ações, conforme seus valores e contexto cultural da coletividade em que eleestá inserido. É a percepção ou senso de direção e de conduta individual ( ou coletivo) conforme a formação do indivíduo (ou de uma coletividade)
Exemplo:
Um beijo público entre homossexuais, para uns pode ser julgado como Imoral, para outros como Moral, depende dos conceitos que cada pessoa tem sobre o assunto, depende da cultura, da religião, dos costumes, entre outros.
Para entender melhor,pode-se dizer que alguém tem o princípio ético de saber que não deve pegar aquilo que não lhe pertence, mas é seu comportamento moral que vai dizer se vai pegar ou não. Consiste no cumprimento do dever pela própria vontade.

3. O que é Lei?
É o conjunto de normas jurídicas criadas através de processos e estabelecidos pelas autoridades competentes.
A Ética não deve ser confundida com aLei, embora com certa frequência,a Lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a Lei, nenhum indivíduo pode ser compelido pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência à estas, por outro lado, a Lei pode ser omissa quanto à questões abrangidas no escopo da Ética.

Atualmente, a maioria das profissões têmseu próprio Código de Ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivados da Ética, frequentemente incorporados à lei pública. Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de Lei, mesmo no caso em que esses códigos não estão incorporados à Lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência.












4. Quais asdiferenças e semelhanças entre si?
Moral e Ética são coisas distintas e ao mesmo tempo muito parecidas, pois as suas definições geram muita discussão e confusão há muitos séculos.
Todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, e esta surgiu nas sociedades primitivas. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exige um maior grau decultura.
Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não apenas pela tradição, mas principalmente pela convicção e inteligência. Vásquez (1998), ponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática.















5. Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a Ética e seus princípios como norteador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!