Ética

Páginas: 9 (2194 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
[pic]




Pólo de Palmas – TO







Curso: Gestão de Recursos Humanos

Alunos:












Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Ética e relações humanas no trabalho, Universidade Anhanguera – Uniderp - Centro de Educação àdistância para o curso de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos, conteúdo Mapa Conceitual Prof. Dante Bonetti de Freitas– Tutor presencial Alécio Daissé B. de Almeida







Palmas/TO

13 DE JUNHO DE 2011



[pic]



















MAPA CONCEITUAL: “ATÉ QUE PONTO UM GESTOR DE RH PRECISA COMPREENDER A ÉTICA E SEUS PRINCÍPIOS COMO NORTEADOR DAS AÇÕES QUE ODIFERENCIAM NO MERCADO DE TRABALHO?”.







PROFESSOR: DANTE BONETTI DE FREITAS









Palmas/TO

13 DE JUNHO DE 2012





ETAPA 1 – PASSO 2

QUESTIONAMENTO: Após a leitura, reunir-se com o seu grupo para discutir até que ponto um gestor de RH precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

O gestor de RHdeve ser ético e transparente em suas ações, caso contrário, jamais conseguirá fazer com que seus colaboradores contratados absorvam princípios de uma corporação, seja ela pequena, média ou grande. O elemento humano precisa de exemplos, para que possa conduzir suas atividades. É por causa disso que o gestor de RH tem uma grande responsabilidade na formação do profissional que a instituiçãodeseja, objetivando o desenvolvimento e crescimento da instituição como o do próprio funcionário, tido como colaborador para adquirir os resultados esperados. Para isso, o gestor de RH procura conscientizar esse colaborador de que suas ações devem ser respaldadas nos seguintes princípios: desenvolvimento responsável e ético de suas atividades; capacidade de atuação baseada nos princípios da gestãoempreendedora; capacidade de realização de tarefas que incorporem inovações tecnológicas; capacidade de trabalhar em rede; capacidade de atuar de forma flexível; conhecimento da missão e dos objetivos institucionais das organizações em que atuam; dominar o conteúdo da área de negócio da organização; capacidade de atuar como consultor interno das organizações em que trabalham, entre outros.

Paradesenvolver essas ações, o gestor também deve ter: visão sistêmica trabalha em equipe, bom relacionamento interpessoal, planejamento, capacidade empreendedora, capacidade de adaptação e flexibilidade, cultura de qualidade, criatividade e comunicação, liderança, iniciativa e dinamismo.



ETAPA 2/PASSO 1

Texto: O que é Ética?

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que dizrespeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras,trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
• Nossas vidas, nossas relações pessoais e profisionais, nossas atitudes são moldadas por idéias e conceitos que “moram” dentro de nós.

• Ética nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das nossas ações.

• Moral é a racionalidade do sujeito estedeve agir de acordo com o dever.

• Justiça, a virtude geral, que ordena e harmoniza.

• Prudência ou sabedoria é a virtude própria da alma racional.

• Fortaleza/Valor é a que faz co nas próprias estruturas instim que as paixões mais nobres predominem.

• Temperança é a virtude da serenidade.

• Ideais Éticos/Agir Moralmente/Agir de acordo com a própria consciência....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!