Ética

Páginas: 96 (23753 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
SEQUENCIAIS


4O – GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS




DISCIPLINA:
ÉTICA




PROF. MILTON RIITANO FRANCISCO

ÉTICA


Hoje, estamos diante de um novo paradigma civilizatório com o qual não aprendemos a lidar. E que parece desafiar o gênero humano, tal como a Esfinge ao jovem Édipo: “Decifra-me ou te devoro”. Isto porque lidar com esse novo paradigma é umaaposta de ordem intelectual, política e sobretudo ÉTICA cujo fracasso pode trazer conseqüências nefastas para o conjunto da humanidade.










O QUE É ÉTICA?


Ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano ecujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

Segundo o Dicionário Aurélio, Ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja do modo absoluto”.

E segundo a Enciclopédia Delta Larousse, Ética é “a ciência que tem por objeto o julgamento de apreciaçãoenquanto ele se aplica à distinção do bem e do mal”.

A ética pode ser definida de várias maneiras. Afirma-se que ética é justiça. Em outras palavras, inclui princípios que todas as pessoas racionais escolheriam para reger o comportamento social, sabendo que eles podem ser aplicados também a si mesmas. Por meio do estudo da ética, as pessoas entendem e são dirigidas pelo que for moralmente certoou errado. Entretanto, o assunto continua controvertido. Afinal, aquilo que é eticamente correto para uma pessoa pode ser errado para outra.

Por essa razão, a sociedade tende a definir a ética em termos de comportamento. Por exemplo, uma pessoa é considerada ética quando seu comportamento está de acordo com sólidos princípios morais baseados em ideais como equidade, justiça e confiança. Estesprincípios regem o comportamento de indivíduos e organizações e podem se fundamentar em valores, cultura, religião e até mesmo legislações, por vezes mutáveis.


ETIMOLOGIA


Há duas palavras gregas, parecidas, que explicam o sentido etimológico de Ética: ethos e éthos.

Ethos significa costume. Refere-se a usos e costumes de um grupo. Nos grupos humanos primitivos os costumes são decisivospara a conduta dos indivíduos. Nesse estágio, a moral e o direito são os costumes. A Ética do grupo é também a Ética dos indivíduos, o modo de ser do grupo é o modo de ser de cada indivíduo.

Costumes, plural, em latim é mores. De mores vem Moralis - Moral, palavra com que Cícero (De Fato, II, 1) traduziu a palavra grega éthikós. Ética é Moral.

O grupo impõe os seus costumes ao indivíduovisando à exterioridade da Ética. A sociedade dita as normas de conduta intersubjetiva. Ao inculto, é preciso que se lhe diga o que deve fazer e o que não deve fazer para o bem estar social. A norma, originada dos costumes, visa a ação exterior; por exemplo -  não mate, não roube, não estupre... Quando a consciência moral dos indivíduos for mais cultivada, quando os indivíduos possuírem critériointerior próprio, a Ética interiorizar-se-á; por exemplo “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, que para um santo (S. Agostinho) se reduz a uma palavra: “Ama, et fac quod vis” -  Ama e faz o que quiseres.

Éthos significa domicílio, moradia. É a morada habitual de alguém, o país onde alguém habita. Passou a designar a maneira de ser habitual, o caráter, a disposição da alma. Caráter é marca, sigilo,timbre ou disposição interna da vontade que a inclina a agir habitualmente de determinada maneira. Hábito, para o bem ou para o mal, virtuoso ou vicioso, é quase segunda natureza, fonte de atos. (Hábito é efeito de atos, pois a repetição de atos causa o hábito; mas uma vez adquirido, o hábito toma-se causa de atos).

Pois bem, etimologicamente, Ética, seja de ethos seja de éthos, as duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!