Ética

Páginas: 9 (2210 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
A ética protestante e o espírito do capitalismo16/11/2007

lu.jpgA Ética protestante e o “espírito” do capitalismo é uma das obras fundadoras da sociologia moderna, e o trabalho mais conhecido de Max Weber (1864-1920). Weber cria um “tipo ideal” de capitalismo, assim como cria “tipos ideais” de indivíduo, sociedade, etc. Este clássico da literatura sociológica é a tentativa de uma resposta àpergunta de Weber do por quê os protestantes eram mais hábeis no comércio que os católicos. Ao explicar que o capitalismo é um produto religioso, ele faz uma importante historização das religiões protestantes, explicando como estas se originaram, seus dogmas, e sua contribuição para o capitalismo.
A ética é um livro que abrange vários campos científicos: teológico, educacional, econômico,sociológico, moral e político.
1. Introdução.
A civilização Ocidental apresentou um grande desenvolvimento universal quando comparado ao Oriente. Somente no Ocidente a “ciência” poderia ser considerada como válida, assim como a arte, a escola e o capitalismo. Mas por que o Oriente não alcançou o mesmo desenvolvimento do Ocidente? Porque o “racionalismo” ocidental é específico em relação às outrasformações culturais. Mas para se chegar a uma resposta plenamente satisfatória, deve-se levar em conta outros fatores, como uma análise neurológica, psicológica, histórica e sociológica, do problema. Para saber o que é o “espírito” do capitalismo, precisamos antes saber o que é capitalismo para Weber.
Weber (1987, p. 02) definiu o capitalismo, de uma forma geral, como “uma ação econômica capitalista (…)que se baseia na expectativa de lucro através da utilização das oportunidades de troca”. E a organização moderna do trabalho só foi possível porque se estruturou no trabalho livre.I – O problema. 1. Filiação religiosa e estratificação social.Os protestantes estavam muito mais inseridos no comércio do que os católicos, tanto na qualidade de empregados qualificados, como supridores dos maioreslucros. Essa relação entre a religião e o capitalismo chamou a atenção de Weber.As religiões protestantes teriam algum elemento que educava seus fiéis para o capitalismo?A resposta deve ser investigada através das crenças religiosas protestantes, em comparação com as crenças católicas.
O provérbio “coma ou durma bem” consegue explicar a grande diferença entre o protestante e o católico. O primeiroprefere saciar-se, já o segundo prefere dormir sem ser perturbado. E para o capitalismo, quanto mais “fome” você tiver, melhor. Dentre as religiões protestantes, o calvinismo não era a mais numérica na época da expansão do protestantismo, mas esta era qualificada como a “essência da economia capitalista”, em qualquer dos países que surgiu. Ela desenvolveu o espírito do capitalismo muito mais do que oluteranismo, por exemplo. Já a igreja romana, diferentemente das religiões protestantes, recusava os prazeres materiais para que o espírito se mantivesse fortalecido em Deus.Esta diferença entre o católico e o protestante foi essencial para o diferente desenvolvimento das duas religiões no capitalismo.
2. O “Espírito” do capitalismo.
Nesse capítulo, as principais coisas que Weber explica são o queé a “ética social”, e o “espírito do capitalismo”.O conceito de “ética social” pode ser representado pelo seguinte parágrafo:E, na verdade, esta idéia peculiar do dever profissional tão familiar a nós hoje, mas, na realidade, tão pouco evidente, é a mais característica da “ética social” da cultura capitalista, e, em certo sentido, sua base fundamental. E uma obrigação que o indivíduo deve sentire que realmente sente, com relação ao conteúdo de sua atividade profissional, não importando no que ela consiste, e particularmente, se ela aflora com uma utilização de seus poderes pessoais ou apenas de suas possessões materiais (como “capital”) (WEBER, 1987, p. 33-34). Weber chama atenção para o fato do “espírito” do capitalismo ter precedido o capitalismo em Massachusetts. O “espírito”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!