Ética x Moral

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que são normas morais?

Por tópicos:

- As normas morais são regras de convivência social;
- As normas morais obedecem sempre a três princípios:
o auto-obrigação,
o universalidade,
o incondicionalidade;
- São sempre importantes, mesmo que não efetivamente cumpridas.

Os filósofos modernos costumam dividir as concepções morais  em três categorias, segundo amaneira pela qual cada um concebe o soberano bem e, por conseguinte, a regra da moralidade. Umas(concepções utilitaristas) colocam o soberano bem no prazer, — outras(concepções sentimentais ou altruístas), o situam na cultura e no progresso dos sentimentos desinteressados e das inclinações sociais, — as outras (concepções racionais), o põem na obediência ao dever conhecido pela razão.
ART.I.    AS CONCEPÇÕES UTILITARISTAS
1.       Princípio das concepções utilitaristas. — A característica comum das teorias utilitaristas é a de situar o soberano bem do homem no prazer ou no gozo — e fazer, por conseguinte, do prazer, o critério do bem e do mal: é bom o que permite gozar; é mau o que impede o gozar ou o que faz sofrer.
2.       As diferentes teorias utilitaristas. — As teorias utilitaristasse diferenciam entre si segundo a maneira pela qual elas entendem que deva ser o prazer.
a) O hedonismo (teoria de GÓRGIAS, Cálicles, Aristipo de Cilene) afirma que é necessário aproveitar o prazer toda vez que ele se nos ofereça. Um prazer perdido não retorna. A regra é o gozo imediato.

sobre um tempo longo, tanto a sua quanto a de outrem, que ela consagra logicamente o seu esforço. Uns,como Aristóteles, insistem sobretudo na felicidade que traz a atividade especulativa da razão. Donde o nome de "eudemonismo racional" dado a esta teoria, A felicidade, diz Aristóteles, deve resultar para nós do progresso e da perfeição da atividade mais nobre de nossa natureza, quer dizer, do exercício da inteligência, na sua forma mais alta, a saber, a contemplação da verdade e do objeto maisinteligível, que é Deus. Necessariamente, a felicidade se acrescentará a esta atividade contemplativa, como, à juventude, a sua flor.
3. A moral estóica. — ZenÃo de Citium, fundador do estoicismo, resume sua doutrina nesta máxima fundamental: Devemos seguir a natureza, ou seja, a razão, pois é a razão que distingue o homem do animal. Ora, a razão nos mostra que não há senão uma sabedoria, queconsiste em aceitar a ordem universal, que não depende de nós, a renunciar aos desejos, que gerem a inquietação e a discórdia. É unicamente assim que o homem poderá eximir-se das paixões, identificando-se com a Razão universal (Deus ou Destino). A apatia ou a serenidade perfeita é, então, o ideal do sábio e o nome mesmo da beatitude.
Por tópicos:

- A moral tem um carácter:
o Práticoimediato
o Restrito
o Histórico
o Relativo
- A ética:
o Reflexão filosófica sobre a moral
o Procura justificar a moral
o O seu objecto é o que guia a acção
o O objectivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana

Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom carácter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muitodistintas.
O objecto de estudo da ética é, portanto, o que guia a acção: os motivos, as causas, os princípios, as máximas, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas acções. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei,apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis é feita tendo em conta normas morais. Outra importante característica da moral (e esta sim a difere da lei) é o facto desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moral x ética
  • etica x moral
  • Moral x Ética
  • Ética X Moral
  • Ética x Moral
  • Aborto, eutanásia, ética x moral
  • Lei da palmada ética x moral
  • PAPER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!