Ética x Moral

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Texto dissertativo

ÉTICA E MORAL

CURSO: REDES DE COMPUTADORES – 4º SEMESTRE
Nomes: Jairo Marreiro BRASIL
Rafael Barbosa CARRENHO
Rafael Sanches MAGNA
Rodrigo Dias CAMILO
William PEREIRA

História da Ética
Um dos principais filósofos gregos, Aristóteles foi um dos pioneiros em escrever sobre a ética. O filósofo acreditava que a ética tem o propósito de melhorar nossas vidas e essaé a principal natureza para o bem estar humano. Aristóteles seguia Sócrates e Platão (Filósofos anteriores) ao dispor das virtudes no centro de uma vida bem vivida. Ele considera as virtudes éticas (justiça, coragem, temperança etc), como habilidades complexas racionais, emocionais e sociais, mas rejeita a ideia de Platão de que a formação em ciências e metafísica é um pré-requisito necessáriopara um entendimento completo de bem. Segundo ele, o que precisamos, a fim de viver bem, é uma apreciação adequada da maneira em que os bens tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza se encaixam como um todo.
A história da ética tem início com Sócrates antes de cristo e se dissolveu para o cristianismo. A ética moderna e o Iluminismo trouxeram uma reforma eclesiástica para ossistemas de ensino entre os séculos VIII e IX e com isso várias mudanças aconteceram na sociedade, fazendo surgir novas escolas, valores e princípios do assunto. O homem criou a partir disso um vocabulário para distinguir os valores e morais criados pela sociedade.

Ética x Moral
Moral e ética são conceitos geralmente empregados como sinônimos,
ambos referindo-se a regras e condutasentendidas como obrigatórias. A existência de duas palavras deve-se ao fato de as termos importado de origens etimológicas distintas: ética veio do grego ethos, significando comportamento, modo de ser; moral tem origem no latim, morales, e refere-se a conduta e aos costumes.
É possível dividir a Ética em três áreas: a ética aplicada, a ética normativa e a metaética. A ética aplicada trata de problemaspráticos da ética, como o aborto ou a eutanásia, os direitos dos animais, ou a igualdade. A ética normativa trata de estabelecer, com fundamentação filosófica, regras ou códigos de comportamento ético, isto é, teorias éticas de primeira ordem. A metaética é uma reflexão sobre a natureza da própria ética.
Vejamos um caso concreto: observamos uma comunidade que tem como regra de comportamentodescalçar os sapatos quando vai para o jardim. Isso é um comportamento moral sobre o qual valha a pena refletir eticamente? Como podemos saber? Não podemos. Só podemos determinar se esse comportamento é moral ou não quando já estamos a pensar em termos morais.
A moral é referente às nossas ações do cotidiano, aos nossos comportamentos concretos, ao bem e ao mal, aos valores que adotamos diariamente, ouseja, a prática. A ética é o que tenta explicar nossos valores e nossa moral. A ética é filosófica, ela tenta traduzir se nossos costumes e tradições nos acompanham pelas atitudes tomadas.
A moral, ou seja, a fundamentação de valores, é um processo muito mais antigo e universal na história da humanidade do que a Ética propriamente dita. Quando Aristóteles fundamentou a Ética como conhecimento quebusca a finalidade (objetivo) da ação humana, ele estava, na verdade, refletindo sobre essa finalidade (ou seja, buscando a finalidade por uma racionalização). Para Aristóteles, não existe mais uma simples repetição ou manutenção de princípios morais que foram estabelecidos à medida que o tempo passava. Ele defendia que o homem deveria fazer uma investigação, uma racionalização a respeito de comodeve ser a ação humana. Se antes da Ética nós tínhamos já os valores, depois dela surge a análise puramente racional sobre como os valores se relacionam e sobre a importância de cada um deles.
Identificar os valores básicos tem sido um esforço de pesquisa de diversos pesquisadores e filósofos. Por isso, esta expressão, valores básicos, tem sido usada para descrever diferentes atributos dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética x Moral
  • Moral x ética
  • etica x moral
  • Moral x Ética
  • Ética X Moral
  • Aborto, eutanásia, ética x moral
  • Lei da palmada ética x moral
  • PAPER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!