Ética e

Páginas: 7 (1542 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Tecnologia em MARKETING

Ética e Relações humanas no trabalho

Tutor presencial: Daíra Cabral

Professor tutor à distância: Rejane Moreira

Componentes do Grupo:

RA: 326299 – Luana Gomes Barbosa (Luana-comercial@hotmail.com)

RA: 288706 - Lisiane Garroni (lgarroni@hotmail.com)

RA: 291622 - Tamara Figueiredo (thazinha.figueiredo@hotmail.com)

RA:286653 -Susana De oliveira(suzzy.duarte.popstar@hotmail.com)

Introdução:

O objetivo do trabalho é entender conceitos aplicados à gestão estratégica e à ética nas empresas.

       A ética pode-se dize que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa  vida, que nosajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz.

     A prática da ética nasorganizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.

Há muitas formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em geral.Pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam sercompartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade.

Num país onde a cada dia surgem novos impostos, onde encontra-se  intrínseco na cultura dos colaboradores o "jeitinhos brasileiro ", cabe aos gestores a missão de tornar suas empresas éticas, e que ganhar sempre não é o melhorcaminho para o crescimento.

A empresa “A” trabalha com fornecimento de computadores para empresas.
A mesma participa de licitações para fornecer computadores para as escolas junto ao governo, e para pequenas empresas o que não é tão lucrativo. Porém a mesma nunca venceu nenhuma licitação, por não conseguir valores que fossem menores dos que os de seus concorrentes.
Foi quando o novo gerentecomercial sugeriu ao gerente de RH a contratação do sobrinho do Sr. X, já que o mesmo haveria prometido concessões e informações sobre as próximas licitações.
Assim o novo funcionário foi contratado, sem as devidas qualificações para a vaga gerando a insatisfação dos demais funcionários, principalmente dos mais qualificados para a vaga que também havia sido aberta para seleção interna. Todos sabiam que“Y” era sobrinho do Sr.X e que era estratégico o seu papel para o sucesso de algumas negociações da empresa, porém sem a devida formação e especialização Y dependia da ajuda e orientação não só dos colaboradores da sua equipe mas também interferia na produtividade de outros setores, o que acabava gerando certo desconforto na empresa.
Ao ser divulgada a próxima licitação no diário oficial aempresa se inscreveu para a mesma, e enviou sua proposta, com a orientação do Sr. X buscou um novo fornecedor para a aquisição das máquinas, boa parte sem NF para baratear o valor do produto, e assim foi feito pela empresa. O setor de compras discordou com o novo posicionamento da empresa mas acabou aceitando as ordens recebidas, assim como o pessoal da logística, já que o material recebido não batiacom o descrito nas notas fiscais, como novo gerente financeiro era o Sr.Y, não houve problemas neste setor.
Quando tudo estava pronto para encaminhar a proposta final da licitação, o Sr. X solicitou um agrado para ele e os avaliadores das propostas desta licitação, informando a empresa, que a mesma poderia superfaturar o valor final do pedido em 50% desde que repassa-se 50% deste valor como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!