Ética e o Mensalão

Páginas: 20 (4892 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1) A IMPORTÂNCIA DO DIREITO

O administrador de empresas deve ter noções básicas de Direito, pelos seguintes motivos:

1. O Direito é a arte da argumentação. Cada um dos adversários em um processo judicial ou mesmo em um contrato possui argumentos em seu favor. Muitas vezes, todos têm razão.
O que fazer nessa situação?
É aí que surge a relevância do raciocínio jurídico – o papelfundamentador dos princípios, a supremacia das normas constitucionais, a interpretação do Direito...
Aquele que conhece o Direito sabe encontrar a solução para problemas em que todas as variáveis, a princípio, parecem corretas.

2. Toda sociedade empresária precisa de amparo jurídico. Muitas vezes, os advogados exercem um papel preventivo de problemas, alertando o administrador sobre os riscosenvolvidos em certas decisões.
Cabe ao administrador decidir se vale a pena assumir os riscos – e, nesse ponto, sai na frente aquele que conhece os princípios básicos da responsabilidade da empresa e dos administradores.

3. Quando alguém se candidata a um cargo de direção em uma sociedade empresária, fatalmente compete com pessoas que possuem formação jurídica – muitas vezes, com advogados.
Imaginea seguinte situação: você é entrevistado logo após um advogado, candidato para a mesma vaga. Demonstrar que compreende as implicações jurídicas das decisões que poderá vir a tomar é uma forma de anular uma eventual desvantagem na competição.

4. Hoje em dia, quase todos são bons. Poucos são ótimos. Raríssimos são excepcionais. Para alcançar posições de destaque, é necessário possuir fatores queo diferenciem.
No mundo atual, há carência de cultura. Todos são muito informados, poucos são cultos. Poucos compreendem os fundamentos, a base do conhecimento, que é eterna. As pessoas fixam-se apenas em dados, que são transitórios.
Conhecer os fundamentos de uma ciência – a Ciência Jurídica – é um diferencial desejado no mercado. E, afinal, quanto mais conhecimento uma pessoa tem, maisassunto conseguirá desenvolver, mais diálogos manterá, mais contatos criará...

2) DIREITO, MORAL E ÉTICA

Vamos estudar as diferenças e a relação entre Direito, Moral e Ética.

1. Os conceitos

1.1. Ética: é o conjunto de valores de uma pessoa, a reflexão que ela faz sobre o que é o bem, sobre o que é bom para ela e para os outros.
Todos buscam a felicidade. A ética é a forma como cadapessoa encara essa busca. Por meio dos seus valores éticos, o indivíduo pode definir o que quer, o que deve e o que pode fazer.

A ética é abstrata e é individual. A ética não se relaciona com o outro. Uma pessoa pode ter uma ética totalmente diferente da outra. Enquanto alguém acha correto o aborto, outra acredita que o aborto é abominável. Tudo depende dos valores pessoais.

Porém, existe tambémum outro conceito para a ética, mais social. Ainda que os valores éticos sejam pessoais, há, em cada época e em cada lugar, um conjunto de valores que são predominantes na comunidade (ex.: não é correto o latrocínio - matar para roubar). A isso chamamos valores éticos sociais. Nem todas as pessoas precisam aderir a esses valores. E, além disso, nos assuntos mais polêmicos (como no exemplo doaborto), geralmente não há valores predominantes.

1.2. Moral: a moral é a exteriorização dos valores éticos (que são internos a cada indivíduo). A moral é a forma como a pessoa se conduz na sociedade, é um conjunto de regras de comportamento impostas pelos valores éticos. (Ex.: tenho como princípio ético a valorização da vida. Logo, não devo e não posso – regra – matar.)

As regras morais tambémsão individuais, pois correspondem aos valores éticos de cada indivíduo. A pessoa está agindo moralmente (conforme suas regras) se o seu comportamento for adequado aos seus valores éticos. Por exemplo, um líder criminoso que não tem apreço à vida age de forma moral se mata um desafeto, pois esse homicídio estaria de acordo com os seus valores morais.

No entanto, assim como acontece com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalao
  • Mensalão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!