Ética e responsabilidae Social

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014

ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Andréia Bassorisi*

RESUMO
Nesse artigo serão considerados quais são os aspectos relevantes a serem aplicados na ética do profissional, em regra o contábil, a fim de regulamentar normas padrões e costumeiras de uma comunidade, onde evidencia suas consequências na ordem ou desordem delas, bem como seus méritos quando ela é mantida. As normas e regras doprofissional contábil serão explanadas diante das normativas, evidenciando a classe dos contadores, juntamente com seus deveres e obrigações vinculadas ao texto, regido por base regras contábeis.
Palavras chave: Ética profissional, Ética contador, Consequências e Méritos do profissional.

1 INTRODUÇÃO
A ética na sociedade tem papel fundamental para sigilar informações e manter organização no permeiosocial e profissional dos cidadãos. De forma a orientar e regulamentar o comportamento do homem, na ética unem-se um conjunto de valores de igualdade e bem estar. É imprescindível manter ética no âmbito profissional, nesse artigo será pautado a ética do contador, bem como os princípios da classe, suas punições e saberes da classe. No decorrer do cotidiano nem sempre atentamos as palavrasou medimos esforços para tratar de determinados assuntos, porém para vida contábil não apenas zelar e sigilar as informações, ética também se refere e produção de trabalho coerente e convicta de suas ações, tendo em vista conhecimento amplo e contínuo conforme regulamentos do código de ética do contador.
A limitação de falas, atitudes e comportamento são cruciais para coincidir com o desempenho deum bom profissional, esses são parâmetros para representar a classe e validar as normas, bem como sua conduta. Desse modo a compreensão dessas se faz necessária para aplicação do cotidiano visando melhor interpretação e desenvolvimento de suas atividades.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Partindo da premissa de que ética é uma conduta da sociedade, define-se como um conjunto de valores morais eprincípios que servem como um ponto de equilíbrio para o funcionamento social. A ética deve existir nos segmentos da sociedade e também no que diz respeito ao profissionalismo. A ética nas profissões é o estudo das condutas, que são aplicadas no cotidiano visando manter sigilo das informações, e agindo de forma coerente com os princípios das normas que se referem a forma correta de agir perantesituações e imprevistos decorrentes de atitudes que são visionadas para uma forma de acreditar que a atitude seja correta. Independente do ramo de atividade a ética deve ser mantida e devidamente zelada e comprida por um determinado indivíduo. Diante disse, nesse artigo será retratado os princípios e normas e éticas do profissional contábil, onde mostra a maneira com deve ser conduzido osassuntos relacionados à classe contábil. Conforme Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Art. 1º O código de ética do contador tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os profissionais da contabilidade, quanto no exercício profissional e nos assunto relacionados à profissão e classe. Dessa forma evidencia o quão é importante, retratar seus princípiose aplicá-los. Ainda podemos citar artigo 2º (CRSSC, 2011) que trata dos deveres e as proibições, nesse 2º são deveres do Profissional da Contabilidade:


Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seusclientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais (CRCSC, 2011).
A partir desse conceito, presume-se que em o homem busca suas interpretações de ética regido de seus próprios conceitos, julgando suas ações no que pode ser certo ou errado dentro do conceito de normas éticas do contador. Na frase Descartes (1650) ‘Eu penso logo existo’, representa a explicação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio responsabilidae social
  • ética social
  • etica social
  • Ética social
  • Ètica social
  • Etica Social
  • Ética Social
  • Códigos de ética do assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!