ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIALspitalar

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO – ATE
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO




Luiz Nadson Lopes Pereira
Raquel Cardoso










ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL












Teresina
2011

Luiz Nadson Lopes Pereira
Raquel Cardoso










ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL


Trabalho apresentado ao curso de graduaçãoem administração com requisito para obtenção da segunda nota referente a disciplina Metodologia Científica.





Orientador: Profº. Nonato Moura.







Teresina
2011
Ética e responsabilidade social

Percebemos que grande parte de nossas organizações discutem como podem colaborar para com a sociedade através da responsabilidade social, se não por pressão da sociedade talvez pelaconsciência de seus gestores. Entretanto entendem-se através de eventos e treinamentos que as empresas têm procurado influenciar e desenvolver seus colaboradores e lideranças neste sentido. O objetivo da ética é identificar tanto as regras que deveriam governar o comportamento das pessoas quanto os "bens" que vale a pena buscar. Todas as decisões éticas são guiadas pelos valores subjacentes decada pessoa. A maioria das pessoas concorda que todos esses valores constituem linhas de conduta admiráveis para o comportamento. Sendo que a ética torna-se uma questão mais complicada quando a situação exige que um valor preceda os outros. Ético é o sistema de regras que governa a ordenação de valores. Os estudiosos de ética têm apontado quatro principais éticos como guias. O primeiro sistemaético, chamado universalismo, estabelece que os indivíduos deveriam possuir certos valores, como a honestidade, independentemente do resultado imediato. Os valores importantes são aqueles de que a sociedade necessita para funcionar. Por exemplo, as pessoas deveriam ser honestas porque de outro modo à comunicação poderia ser paralisada. Os três sistemas seguintes ficam sob o título genérico deutilitarismo, O utilitarismo afirma que o bem maior para a sociedade deveria ser o principal interesse dos tomadores de decisão. O utilitarismo assume várias formas. O egoísmo coloca o interesse próprio em primeiro lugar desde que os outros não sejam prejudicados. Se todos seguirem esse sistema, o bem-estar de toda a sociedade deve crescer. Essa noção é similar ao conceito de Adam Smith da mão invisívelnos negócios. Smith argumentava que, se cada organização seguir seu interesse econômico próprio, o total da riqueza da sociedade deverá ser maximizado. O utilitarismo de regras utiliza regras e costumes societais para balancear a importância de valores conflitantes. Por fim, o utilitarismo de ações busca o bem maior para o maior número de pessoas. As pessoas devem escolher entre valoresconflitantes calculando o total de bondade (e de maldade) que poderia resultar de cada ato especifico. Contudo, precisa-se colocar o ser cidadão como requisito indispensável nos processos seletivos. A empresa cidadã contrata cidadãos profissionais que têm consciência da sua missão de contribuir com os resultados da organização e fazer deste mundo um mundo melhor, mas boa parte dos casos o que vemos é aausência da ética e da responsabilidade social por parte de inúmeras empresas. Embora os conceitos de ética e responsabilidade social sejam bem parecidos, ambos nem sempre estão presentes no cotidiano das mesmas. Buscaremos demonstrar os conceitos a partir de teorias e relacionar com a aplicação destes na pratica, conforme alguns artigos científicos analisados.
As Idéias e ações referentes àresponsabilidade social não são recentes e possuem registro há séculos. Nos últimos tempos ouvimos falar muito mais sobre responsabilidade social, embora já haja registro há séculos sobre responsabilidade social nas empresas, ainda é comum encontramos empresas que possuem códigos de ética, mas que infelizmente só ficam no papel. Na pratica as empresas usufruem desses códigos para que a sociedade ache...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e responsabilidade
  • Ética e responsabilidade
  • Ética e responsabilidade
  • etica e responsabilidade
  • Responsabilidade Etica
  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE
  • Ética e responsabilidade
  • Ética e responsabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!