Ética e Responsabilidade Social

Páginas: 14 (3284 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014

Instituto Federal de Brasília
Técnico em Comércio
Noções de Administração





Ética e Responsabilidade Social







Alunos:
Éric Felix
Rayane Alves
Robson Biato
Sandervam Mendes
Selma Vilela


Sumário










Ética


O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiama conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.




Codigos de Ética


Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo,sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.



A Ética em ambientes especificos


Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locaisespecíficos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.



Ética empresarial


A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é "ocomportamento da empresa “entidade lucrativa” quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela colectividade (regras éticas)."



Importância

A ética profissional das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas, tanto das pequenas quanto das grandes empresas.
As organizações estão percebendo a necessidade de utilizara ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.
Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrõeséticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem.
Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é umacoisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial.
A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e as empresas que não funcionam de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso.





Como implantar um codigo de ética na sua empresa


Quantas vezes, enquanto gestoresse deparam com situações em que o fator ética nos é apresentado de forma contundente: Podemos dar-nos ao luxo de sermos éticos, se a nossa concorrência não é? De que nos adianta agirmos eticamente se perdermos negócio? Como deveremos agir se um colaborador nosso contorna as regras - principalmente se ele ou ela é um dos colaboradores mais produtivos?
Enquanto colaboradores, os dilemas não sãomais pacíficos: O que ganho eu se agir eticamente? Porque hei-de ser o primeiro na empresa a tentar fazer as coisas de forma diferente? Será que o meu diretor me vai apoiar?
Saber responder a estas questões sem dificuldade é um bom indicador de que a sua organização mantém elevados padrões éticos. No entanto, para que seja possível clarificar muitas destas questões, é necessário um longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e responsabilidade social
  • Introdução a ética e responsabilidade social
  • Etica e responsabilidade Social
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Etica e responsabilidade social no trabalho
  • ética e responsabilidade social
  • Ética e responsabilidade social
  • Etica e responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!