Ética e responsabilidade social corporativa

Páginas: 10 (2452 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
SUMÁRIO

1. Introdução 1
2. I..................... 2
3. R 2
4. O 3
5. A 4
6. Conclusão 6

1. Introdução

As empresas com o passar do tempo estão se preocupando mais com as questões ambientais.

Com isso vem alterando os seus métodos de trabalho e os processos na elaboração dos seus produtos e serviços, dispostos a mudar a sua atitude perante o ambiente.

O trabalho tem comoobjetivo principal caracterizar e analisar a implantação de sistema, identificar a mudança de postura da empresa e a percepção dos trabalhadores sobre a proposta e estratégia de mudança em relação ao meio ambiente.

2. Conceito

Responsabilidade ambiental corporativa é a responsabilidade no qual as organizações possuem perante a sociedade e o meio ambiente além das obrigações legais. É oconjunto de atitudes que visam o desenvolvimento sustentável do planeta, tão logo podemos dizer que essas ações devem considerar o crescimento econômico alinhado à proteção do meio ambiente no presente e para as futuras gerações garantindo a sustentabilidade.

Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade garante a não escassez de recursos e uma postura sustentável é por naturezapreventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais. O desenvolvimento sustentável se refere ao ambiente e promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado.

Nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não apenas o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas oconceito é de interesse comum e, portanto, deve ser propagado ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

1. Evolução da preocupação ambiental

Em 1988 o Conselho Empresarial Mundial para oDesenvolvimento Sustentável, primeiro organismo internacional empresarial com ações voltadas à Sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como sendo o compromisso das empresas em manter um comportamento ético e que contribua para o desenvolvimento econômico, aprimorando a qualidade de vida da sociedade.

Essa prática tem sido adotada desde a década de 1990, mas a luta pelo meio ambiente émais antiga, iniciou-se por volta da década de 1920.
Essa preocupação com o meio ambiente ganhou força por volta dos anos 70 e 80 após alguns desastres ambientais como o de Seveso (na Itália), Bhopal (na Índia), Chernobyl (na Ucrânia) e Basel (na Suíça), onde houve um crescimento na conscientização na Europa seguindo aos Estados Unidos com o desastre de Valdez (ocorreu a 2000 quilômetros da costa doAlasca).

Os danos ambientais citados podem ser considerados pequenos diante dos danos que são causados diariamente devido ao grande número de poluentes menores, mesmo a maioria ocorrendo dentro da regulamentação legal. Antes dos anos 80 as organizações acreditavam que a questão da proteção ambiental era custosa e que diminuía a vantagem competitiva.

2. Motivos que levaram as empresas aaceitarem a responsabilidade pela proteção do meio ambiente

Em 1980 a globalização alavanca com a queda do preço do petróleo e elevação do capital como motor do crescimento econômico. No entanto possuir insumos baratos não era o mais importante, mas usá-los produtivamente, onde as empresas passaram a reavaliar suas estratégias obtendo uma visão mais ecológica. Tais reavaliações podiam ser vistaatravés de algumas empresas que implantaram programas de reciclagem, economia de energia e aproveitamento de resíduos.

Na mesma década surgiu o ativismo ambiental, grupos ambientalistas no EUA que pressionavam as organizações no sentido de influenciar suas políticas.

Em 1992 foi realizado no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e o Desenvolvimento, houve um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
  • O que responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade Social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!