Ética e religiao

Páginas: 13 (3002 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
1. INTRODUÇÃO

Por ética, entende-se uma área específica do saber filosófico que se ocupa em refletir sobre os valores fundamentais do ser humano e sobre as várias formas de conduta, cujo principal objetivo é nortear a convivência nos vários grupos humanos. A vida, a morte, o bem, o mal, os fins, o dever, a consciência, a liberdade, são os grandes problemas morais sobre os quais ela se debruçae reflete.
Falar de ética no mundo pós-moderno em que vivemos, embora pareça um discurso antiquado e retrógado, é de suma importância, e mais, é de extrema necessidade. Sabemos que uma das principais características de nosso tempo é o relativismo moral, onde o que vale é o que eu penso, o que acredito e tomo como certo para minha vida; valores universais, regras gerais, normas de conduta,consenso, já não fazem parte do vocabulário de uma grande maioria.
Todos esses fatos nos remetem ao contexto em que surgem as reflexões éticas na Grécia Antiga, marcado justamente por esses mesmos comportamentos, e que desembocaram em teorias de grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles. Nesse sentido, frente aos grandes desafios que temos atualmente de cultivar e propagar alguns valoresuniversais necessários para a boa convivência nos grupos humanos, torna-se viável retomarmos esses pensadores e vermos o que eles podem nos oferecer como respostas aos problemas de nosso tempo.
Para tanto, organizamos esse pequeno trabalho, onde de modo sintético buscamos reunir os elementos fundamentais e básicos do pensamento ético de cada um desses autores a fim de construirmos chaves de leiturapara suas obras. Fizemos uma breve introdução a ética grega, contexto e surgimento e, em seguida, abordamos aquilo que de mais essencial existe em cada um eles, espero que além de oferecer base para uma maior compreensão sobre a ética, o mesmo constitua um despertar e um interesse por parte dos leitores em buscar aprofundar sobre o seu conhecimento.




2 ÉTICA GREGA

Segundo AdolfoSanches Vásquez, os problemas éticos são objeto de uma atenção especial na filosofia grega exatamente quando se democratiza a vida política da antiga Grécia e particularmente de Atenas. O autor recorda que é nesse contexto que há uma mudança de paradigma na filosofia, o naturalismo dos filósofos do primeiro período (os pré-socráticos), cuja preocupação central era com a origem do cosmos e tudo queexiste é substituído por discussões acerca do homem e, sobretudo, pelos problemas políticos e morais que o circundam.
É num contexto de democratização da vida política, criação de novas instituições e o desenvolvimento de uma intensa vida pública que surge a moral e, pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles se destacam por apresentar um pensamento que defende alguns valores e princípios queestavam sendo sufocados pelas teorias dos estóicos, dos epicuristas e principalmente dos sofistas.
Nosso objetivo com este trabalho consiste em abordar elementos básicos e fundamentais das teorias éticas desses três grandes filósofos, anteriormente citados, que por primeiro discorreram sobre a ética; contudo temos presente que para adentrarmos nas ideias desses pensadores precisamos conhecercontra quem eles argumentavam, a saber, os sofistas( Etimologicamente, a palavra significa “mestre da sabedoria”, no entanto, com o passar dos anos, adquiriu sentido pejorativo, e passou a significar enganador, falaz, homem de má fé, que tem a intenção de enganar, que usa de sofismas. Na Grécia, sábios itinerantes vindos de todas as partes do mundo grego e situados em Atenas, se ocupavam do ensino daretórica e da oratória. Cf: Beto e Valdecir. Eureka: construindo cidadãos reflexivos. Florianópolis: Sofhos, 2007.), são eles quem por primeiro se despertaram para uma mudança de foco no pensamento filosófico por considerarem o conhecimento acerca do mundo um saber estéril. O pensamento sofista se destaca, sobretudo, por sua característica “teórico-prática”, ou seja, não se interessam tanto por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA E RELIGIÃO
  • Etica na Religiao
  • Etica da religiao
  • Etica e religião
  • Ética e religião
  • Ética na Religião
  • etica e religiao
  • Ética e religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!