Ética e relativismo cultural

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da ética e do relativismo cultural. Procura mostrar que o relativismo cultural enquanto princípio de conduta moral não é plausível para uma ética universal, isto é, para todos os povos. Afirma também que o desacordo moral entre sociedades não mostra que não há verdades neste domínio. Ao compreendermos que nossos atos e nossas atitudes estão relacionados com acultura da qual fazemos parte, podemos aumentar nossa tolerância com as pessoas que são por nós considerados diferentes. E, ao mesmo tempo, iremos observando que em diferentes culturas há valores mais amplos que vão gradativamente predominando e que, provavelmente, passarão a se constituir em valores universais adotados por toda a raça humana, como por exemplo, os direitos humanos, a qualidade devida, o respeito ao meio ambiente, entre outros.

1. ÉTICA E RELATIVISMO CULTURAL
O conceito de cultura assume, na ciência antropológica, um sentido bastante específico, e é importante demarcar esta especificidade em relação às outras concepções sobre o termo, sobretudo no que se refere à compreensão leiga de que a cultura é um atributo de pessoas intelectualizadas ou estuda. Nada disso. Culturaé um conceito que se relaciona com a verdade de manifestações típicas de um grupo social, de um povo ou de uma sociedade, que são aprendidas por cada indivíduo na convivência com os demais. Freqüentemente, podemos observar no mundo contemporâneo um apelo ao respeito da diversidade cultural. Este discurso parece partir da necessidade de reconhecermos a importância de outras culturas em relação anossa, já que há tempos está consolidada a idéia de que temos uma unidade biológica, sejamos nós vermelhos, brancos, negros ou de qualquer outra cor. Nesse sentido, surge uma das bases da Antropologia, o relativismo cultural, isto é, os valores são relativos a cada cultura, não existindo um valor objetivo que sirva para todas. Entretanto, o relativismo cultural não é útil para uma ética do mundoglobalizado, enquanto princípio de conduta, porque, se os valores são relativos a cada cultura, em uma podemos ter um bem que em outra é considerado um mal. Isto é, não temos bem e mal objetivos. Desse modo, eles não existem.
Com o relativismo cultural a conduta moral torna-se complicada, pois força-nos a nos conformar com as normas sociais, com aquilo que é socialmente aceito; caso contrário,entramos em contradição. Assim, abre-se pressuposto para fazermos o que bem entendemos. Porém, globalizando a questão à humanidade, se formos nos conformar com tudo o que é socialmente aceito em uma cultura ou em um grupo (mesmo dentro de nossa cultura), o mundo virará um caos, porque todos poderão fazer o que bem entendem sem hesitação, já que se abre pressuposto para tal. É claro que todos nós temos odireito de ir e vir e fazer o que bem entendemos, mas bem sabemos que fazer TUDO o que podemos não é uma boa opção. E isto tem enorme importância para a ética, a filosofia da ciência e do direito, pois, de não ser assim, de não se encontrar restringido cognitivo-causalmente o domínio das preferências humanas (que impõe constrições significativas para a percepção e armazenamentodiscriminatório de representações sócio-culturais), pode-se perfeitamente admitir a alteração da natureza humana em qualquer direção que se deseje e, em igual medida, negar a primeira e básica premissa da contribuição científica de que Homo sapiens é uma espécie biológica cuja evolução foi forjada pelas contingências da seleção natural em um ambiente biótica e culturalmente rico, equipando nossoscérebros com as ferramentas necessárias para, como um verdadeiro motor semântico, captar, manipular os significados e processar as informações relevantes para resolver os problemas (sócio-) adaptativos de nosso passado evolutivo.

2. O ESPAÇO DA ÉTICA NA RELAÇÃO INDIVIDUA E SOCIEDADE

Ética deve ser entendida como reflexão, estudo, moral dos seres humanos cuja legitimação se baseia na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e relativismo cultural
  • ETICA E RELATIVISMO CULTURAL
  • Ética e relativismo cultural x direitos humanos universais
  • relativismo cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo Cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!