Ética e relações humanas no trabalho

Páginas: 29 (7156 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Ética e Desempenho Social das Organizaçőes: um Modelo Teórico de Análise dos Fatores Culturais e Contextuais
Filipe Jorge Ribeiro de Almeida

RESUMO
O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar emimportantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão dessesfatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais econtextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações. Palavras-chave: ética; moral; cultura; desempenho social.

A BSTRACT
The increasing awareness of managers concerning the need for them to respect codes of ethics in their jobs is closely related with their perception that in the long run an ethical posture can result in significant competitive advantages based on a positiveexternal image of the corporation and higher levels of workers’ satisfaction and performance. However, the choices managers made when facing ethical dilemas are influenced as well by individual factors, not strategical in nature, that can play an important role in the decision-making process. More than never, understanding these factors is a crucial step to develop a culture that enables ethicalsocial development, and that assures, at the same time, the desirable business sustainability. This study aims to contribute for the debate on corporate ethics, presenting a theoretical model based on hypothesis that explore cultural, moral and contextual factors that can influence socially-based corporate practices. Key words: ethics; moral; culture; corporate social performance.

RAC, v. 11, n. 3,Jul./Set. 2007: 105-125

105

Filipe Jorge Ribeiro de Almeida

I N T ROD U Ç Ă O

As últimas décadas do século XX foram marcadas por transformações profundas em todo o mundo, estimuladas em grande medida pela democratização dos regimes políticos, pela abertura de fronteiras comerciais e por um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A magnitude destas mudanças tem impactoseconômicos, sociais e culturais em escala mundial, cujos efeitos ainda não podem ser apreciados nem antecipados com exatidão. O fenômeno de globalização das economias e dos mercados arrasta uma tendência para a convergência de gostos, de normas, de comportamentos, de expectativas, de padrões de qualidade e de desempenho, constituindo uma pressão suplementar para todas as organizações e empresas,independentemente do nível em que operam – local, regional, nacional ou mundial. O aumento significativo dos fluxos de comércio internacional, facilitados por tecnologias inovadoras de processamento de informação e de comunicação, tornou a dimensão ética da atividade empresarial uma das principais preocupações de gestores, políticos, pesquisadores e da sociedade em geral (Robertson, Crittenden, Brady, &Hoffman, 2002). A adoção de uma conduta baseada em princípios morais que respeitem o ambiente e os valores da comunidade envolvente é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas que os responsáveis organizacionais não podem ignorar. A tolerância perante os abusos de poder ou a exploração inadequada de recursos é cada vez menor e a concorrência entre empresas passa também pelo alcance...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e Relações Humanas no Trabalho
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • “Ética e Relações Humanas no Trabalho”
  • Éticas e relações humanas no trabalho
  • ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • Etica e relações humanas no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!