Ética e relações humanas no trabalho

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
INTERATIVA UNIDERP
POLO DE CARUARU/PE

QUESTIONÁRIO




CURSO: CST em Gestão de Recursos Humanos
ALUNA: Fabiana Cristina Gomes de Sá RA: 282575
COORD. ACADÊMICO: Vanessa Farias Sabino.
NOME DA DISCIPLINA: Ética e Relações Humanas no Trabalho
MÓDULO: ADI ANO: 2012
Profª. EAD: Mª. Miriciane Moraes




Questões Dissertativas – Ética e Relações Humanas noTrabalho.


1) Qual a função da Ética nos âmbitos individual, social e empresarial?

R: Ética no Individual
Refere-se à postura ou conduta do indivíduo compreendida através do modo como se relaciona consigo mesmo e frente aos outros abrangendo suas diferentes ações, pensamentos e sentimentos. A ética pessoal esta mais voltada para a ética de virtudes. Para Aristóteles a ética das virtudes,que se resume em, “ao cultivarmos as virtudes estaremos em um trabalho crescente de autoconhecimento e melhoria de caráter”, buscando a “felicidade” que pode ser interpretada como a busca pelo bem comum.
Ética no social
Consiste, não somente no investimento do bem-estar dos seus colaboradores internos e dependentes, no ambiente de trabalho saudável, na promoção de comunicaçõestransparentes, no retorno aos sócios, na sinergia com seus parceiros e na garantia da satisfação dos seus clientes e fornecedores, mas também na sua decisão de participar mais direitamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientas decorrente do tipo de atividade que exerce.

Ética no Empresarial
Está ligada á postura de responsabilidade socialadotada pelas empresas, seja de uma perspectiva moral, seja de uma postura competitiva, seja de ambas. Em outras palavras, diz respeito a regras, padrões e princípios Moraes sobre o que é certo ou errado em situações específicas.




2) Como você percebe a participação da consciência nos seus atos e qual a importância desta para a sua conduta individual e social?
R: Percebo que a consciência, éum julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto. Analisando a consciência permite-se assumir a responsabilidade dos atos praticados. Se o homem comete o mal, o julgamento justo da consciência pode continuar nele como testemunho da verdade universal do bem e ao mesmo tempo da malícia de sua escolha singular. Sendo a ética inerente à vida humana, suaimportância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.
A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercerbem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo todacapacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética.
Constata-se então o forte conteúdo ético presente no exercício profissional e sua importância na formação de recursos humanos. Parece ser uma tendência do ser humano, como tem sido objeto de referências de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses próprios e, quando essesinteresses são de natureza pouco recomendável, ocorrem sérios problemas. O valor ético do esforço humano é variável em função de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado é só para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito.
Por outro lado, nos serviços realizados com amor, visando ao benefício de terceiros, dentro de vasto raio de ação, com consciência do bem comum, passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e Relações Humanas no Trabalho
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • “Ética e Relações Humanas no Trabalho”
  • Éticas e relações humanas no trabalho
  • ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • Etica e relações humanas no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!