Ética e Psicologia Escolar

Páginas: 12 (2784 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Ana Carolina do Nascimento Castilho
Augusto Moreira Neto
Daniéverson Tadeu Dantas dos Santos
Dânela Emilia da Silva Paiva
José Marcelo da Silva Freitas
Marina dos Santos Castilho









Ética e psicologia escolar












UNISAL
Lorena
2014
Ana Carolina do Nascimento Castilho
Augusto Moreira Neto
Daniéverson Tadeu Dantas dos Santos
Dânela Emilia da SilvaPaiva
José Marcelo da Silva Freitas
Marina dos Santos Castilho









Ética e psicologia escolar

















UNISAL
Lorena
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2.OBJETIVOS.............................................................................................................4
2.1. Objetivos gerais
2.2. Objetivos específicos
3. CONTEXTUALIZAÇÃO...........................................................................................5

4. CONCLUSÃO........................................................................................................12REFERÊNCIAS..........................................................................................................13












1. INTRODUÇÃO

Uma visão histórica da Psicologia no contexto Educativo
Para se compreender a importância da Ética no campo educacional brasileiro faz-se necessário antes de qualquer coisa compreender o processo histórico da Psicologia Escolar, iniciada no Brasil no século XIX, cuja história se confunde com a da própria ciênciapsicológica, seja por meio da compreensão de processos psicológicos que levam ao desenvolvimento da aprendizagem, seja por meio das metodologias de ensino, das práticas pedagógicas e dos procedimentos de avaliação, meios pelos quais a Psicologia se constituiu gradativamente enquanto se solidificava também no campo da educação.
Nesse processo de constituição e consolidação no campo educativo, aPsicologia construiu formas de compreensão do sujeito, que passou a considerá-lo em seu contexto histórico, cujas condutas no ambiente escolar só podiam ser compreendidas nas múltiplas relações entre os indivíduos. Ao invés da “norma”, que caracterizou sua inserção no contexto educativo, a Psicologia Escolar se estruturou em torno da compreensão, da atenção e da subjetividade dos sujeitos em suasdiversas formas de se relacionar com o mundo.
A escola passou então a ser compreendida na sua complexidade, como instituição social que, sabidamente, reproduz a ideologia dominante, mas que também torna acessível o conhecimento e o aprendizado. Neste universo são considerados os sistemas educativos, o currículo escolar, a relação professor-alunos, a identidade do professor, as diferenças epreconceitos e a relação escola-comunidade.
No entanto essa consolidação diante da identidade, da formação e da atuação do psicólogo ainda hoje gera debates pela falta de total clareza sobre papéis e funções do psicólogo escolar, bem como da importância da sua presença no ambiente escolar, justamente por que durante muito tempo a atuação dos psicólogos focou apenas no diagnóstico, no atendimento, naorientação e na intervenção relacionada à dificuldades de ordem emocional, de comportamento e de aprendizagem.



2. OBJETIVOS

2.1. Objetivos gerais
Levantar informações concernentes a atuação do psicólogo escolar, bem como de identificar questões de ordem ética que se inserem na Psicologia Escolar.

2.2. Objetivos específicos
Refletir sobre a atuação do Psicólogo Escolar nomundo contemporâneo.
Conhecer os principais desafios éticos na área educacional.

























3. CONTEXTUALIZAÇÃO

Delineamentos da atuação do psicólogo escolar
Levando em consideração a escola como ambiente que possibilita o crescimento do aluno, não apenas em relação a conhecimentos científicos e técnicos, mas também como ser humano capaz de participar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que à/a psicologia escolar
  • Psicologia Escolar
  • psicologia escolar
  • A Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!