Ética e moral

Páginas: 27 (6517 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013
MORAL E ÉTICA
Você já percebeu que os valores morais estão presentes em diversas esferas de nossa vida: o pai exige que o filho, respeitando seus valores, chegue em casa no horário estabelecido; esposa reclama fidelidade do marido e vice-versa; em política, sabe-se que sem padrões de justiça não é possível administrar a sociedade; o desenvolvimento da ciência e da tecnologia demandaparâmetros éticos; a constituição de um país contém valores morais que os cidadãos devem conhecer e transformar em realidade.
A importância do mundo moral evidencia-se pelo fato de que não existe vida social sem a presença de regras ou normas de conduta.
A moral é conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade.
Na conceituação de moral, falamosde normas e de comportamentos. Na moral, portanto, encontramos dois planos:
O normativo, constituído pelas normas ou regras de ação, que anunciam como as pessoas devem se comportar; exemplo: não roubar;
O fatual, constituído pelas ações efetivamente realizadas; ex: um roubo.
A ação realizada será moral; imoral; não moral ou amoral, conforme esteja de acordo ou não com a norma estabelecida. Vamosa cada uma delas:
Ato moral: quando a conduta está de acordo com as normas;
Ato imoral: desobediência as normas;
Ato não moral: toda conduta de avaliação despida de julgamentos morais;
Ato amoral: todo comportamento que ignora (desconhece) a regra da moral.
É importante ressaltar que não é a pessoa que é imoral mas o seu ato. O homem é responsável ou irresponsável pelo seu ato. Se ele cometeum ato imoral não significa que a pessoa seja imoral. O papel da justiça é condenar ou não o indivíduo, frente a sua responsabilidade.
Explicado o conceito de moral, vamos ver o que significa ética.
Ética, ou filosofia moral, é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade. Compete à ética o estudo da origem da moral,da distinção entre o comportamento moral e outras formas de agir, da liberdade e da responsabilidade e, ainda, de questões como a prática do aborto, da eutanásia e da pena de morte. A partir dos fatos morais, a ética tira conclusões, elaborando princípios sobre o comportamento moral.
A ética estabelece princípios gerais e, como tal, não pode oferecer como não oferece, regras de condutas paracada ação que executo. É no exercício na existência, que cada indivíduo vai conciliar tais princípios da ética com sua prática. A ética não é a moral e, portanto não pode ser reduzido a um conjunto de normas; sua missão é explicar a moral e, neste sentido pode influir na própria moral.
Recentemente, surgiu a bioética, que trata das questões éticas suscitadas pelas experiências das ciênciasbiomédicas e da engenharia genética, tais como o transplante de órgãos, a fecundação artificial e a manipulação dos genes.
Quando usado na expressão “ética profissional”, o termo ética significa o conjunto de princípios a serem observados pelos indivíduos no exercício de sua profissão. É assim que se fala, por exemplo, da ética dos jornalistas, dos advogados, dos médicos, dos publicitários. Como exemplo,durante o ano de 1992, os brasileiros deflagraram a campanha pela ética na política, que culminou com o impeachment (impedimento) do presidente da República. O movimento visava a defesa dos padrões morais na administração pública, bem como a apuração das responsabilidades dos líderes políticos acusados de tráfico de influência e outros tipos de comportamentos prejudiciais ao bem comum.II.NORMAS MORAIS E NORMAS JURÍDICAS
Entre as normas criadas para orientar o comportamento do homem, visando uma maior coesão social, é preciso distinguir as normas ou princípios morais das normas jurídicas, estabelecidas pelo direito:
A coação moral é interna e advém da consciência. No direito, a coação é externa e procede do estado.
A moral é anterior ao direito, já que as sociedades, mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA, MORAL E SUJEITO MORAL
  • Ética, moral e valores morais
  • Ética Moral Neolítico moral
  • Filosofia Moral : Ética e Moral
  • Etica e moral
  • Moral e Ética
  • Etica e moral
  • Etica moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!