ÉTICA E MORAL

Páginas: 19 (4557 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
 ÉTICA E MORAL

Desde a origem do ser humano, apareceram necessidades imediatas para a sobrevivência deste. Para a Sociologia e a Antropologia, inclusive, o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, por volta de 10.000 a.C. é que definiu a passagem do modo de vida nômade para a vida sedentária, tornando e a vida em sociedade mais completa e repleta de grandes necessidades. Entre elaspodemos destacar a alimentação, a reprodução, a comunicação entre outros. Desta maneira, os seres humanos sempre estiveram ligados, as pessoas passaram a viver em comunidades, tornando assim necessária a definição de regras que norteassem o comportamento humano, uma vez que ato de um poderia comprometer os demais.
Se fizermos uma leitura panorâmica da vida em sociedade, somente pelo recorteeconômico ou a maneira de produzir a sobrevivência no que se refere à obtenção de alimento, água e segurança, torna-se possível elencar cinco tipos de sociedade, a saber:
A sociedade primitiva ou comunal, primeiro formato de agrupamento humano da antiguidade, quando inexistia a propriedade privada e tudo era de todos ou comunal. Neste tipo de sociedade, prevaleceu a vida comunitária, a consciêncianatural de que os homens existem para ajudarem uns aos outros e a existência ética era pautada na busca da felicidade coletiva.
Este tipo de sociedade começou a ser substituído ainda na Antiguidade, quando os homens desenvolveram a propriedade privada e passaram a viver segundo os princípios da desigualdade social. Nascia ali o escravismo, um tipo de modo de produção marcado pela falência dasrelações éticas de cooperação e de ajuda mútua. Prevalecia ali, o ter sobre o ser.
No Modo de Produção asiático (que existiu em várias civilizações e em todos os continentes do Mundo Antigo) prevaleceu a idéia do Estado Soberano, cujo governante era visto como Deus e figura incontestável em suas prerrogativas e decisões. A ética e a moral foram ali substituídas pelo medo e pelo autoritarismo. As pessoasdeviam se submeter para se alimentarem e garantirem a sobrevivência.
Com a decadência do Império Romano no século V a.C. e a conseqüente ruralização e feudalização da Europa, ganhou força o Cristianismo, tal como proposto pela Igreja Católica. A cultura intelectual Greco-romana, confiscada pelo clero se tornou o substrato de uma filosofia e reflexão ética pautada no Moralismo e na condenação dohomem ao purgatório e ao inferno. A moral medieval, marcada pelo horror ao pecado, fez da ética e da moral caminhos alienantes para a obediência cega da religião que se impunha sob o peso da Inquisição e dos Tribunais de Defesa da Fé.
O Mundo Moderno conheceu o Renascimento, a retomada dos valores e da cultura Greco-romana, bem como o desenvolvimento da Ciência e do Modo de Produção Capitalistacomo novo formato de produção e garantia dos bens necessários para a sobrevivência na vida em grupo.
O Capitalismo triunfou como Modo de Produção e realçou valores como o comércio, a industrialização, a circulação monetária e a organização globalizada ou planetária dos interesses geradores de riqueza, desenvolvimento e prosperidade. A consciência humana foi secularizada, o conhecimento racionalfoi libertado da metafísica e da indagação questionadora (teleologia) e o ter foi definitivamente substituído pelo ser. Nesta sociedade, o tempo, o conhecimento, a produção, a criatividade, a inovação e outros elementos que configuram a existência humana no mundo, passaram a ser vistos como fonte de lucro e status de felicidade.
Na sociedade contemporânea, conturbada, permissiva, pluralista, emque os valores ético-morais, como a justiça, a solidariedade, o diálogo, o respeito, a responsabilidade, a compreensão, a alteridade, a tolerância são descartados, entram em cena a corrupção, a injustiça, a intolerância, o desrespeito e a indiferença. Faz-se necessário refletir e rever os princípios da ética e da moral, bem como trabalhar na formação de crianças e jovens no resgate desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA, MORAL E SUJEITO MORAL
  • Ética, moral e valores morais
  • Ética Moral Neolítico moral
  • Filosofia Moral : Ética e Moral
  • Etica e moral
  • Moral e Ética
  • Etica e moral
  • Etica moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!