Ética e moral no ambiente de trabalho

Páginas: 12 (2956 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2011
“ÉTICA E MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO”.

Cristian Ferreira
Neuri Ricardo Bencke
Professora Mara Isa Raulino
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Faculdade Metropolitana de Guaramirim - FAMEG
Engenharia de Produção (EPR 1.3) – Filosofia
29/04/10

RESUMO

Tendo em vista as.

Palavras chaves: Ética, Moral e Ambiente de Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Temos consciênciade que passamos um terço de nosso dia trabalhando, um terço dormindo e o restante entre deslocamentos que dependendo da cidade poderá representar o restante deste tempo.
Com isso podemos notar que passamos boa parte de nossa vida no ambiente de trabalho, convivendo com pessoas a princípio estranhas e que ao passar dos anos farão parte de nossa rotina diária.
Para que possamos ter um convíviosadio é necessário treinar constantemente a nossa conduta ética e moral, para que os limites de respeito e liberdade sejam mutuamente respeitados.
Desde o nascimento através de nossos pais e toda a ramificação de parentes que compõem a família formam a rede de educadores que durante o nosso desenvolvimento nos ensinam princípios de moral e ética necessárias a uma vida harmoniosa em sociedade sendoque, aprendemos também vícios e outras ideologias que poderão não ser corretas, mas que na visão das pessoas que convivemos e tido como corretas.
O ambiente de trabalho é uma sociedade com fins lucrativos onde a necessidade da união de vários conhecimentos e esforços se fazem necessário para transformar tudo isso em um produto competitivo no mercado, atrativo a seus consumidores e assim,gerando lucro e renda a todos que fazem parte desta corporação.
É visto que a técnica pode ser ensinada por meio de academias, pois todo ser humano é curioso e vai à busca de seus objetivos.
Segundo CORBISIER (1990 p. 125-27):
Para o ser humano o conhecimento não é facultativo, mas indispensável, uma vez que sua sobrevivência dele depende. Mas para que este conhecimento lhe seja realmente útil elhe permita transformar a natureza pondo-a a seu serviço, e lhe permita também, transformar a sua própria natureza, pela educação e pela cultura, para que este conhecimento possa tornar-se o fundamento de uma técnica realmente eficaz, é indispensável que não seja meramente empírico, mas científico ou epistemológico, como diziam os gregos.
Com isso podemos verificar a facilidade de se ensinar eaperfeiçoar a técnica, mas será que a mudança ou aperfeiçoamento da ética e da moral a nos ensinada durante nosso desenvolvimento não deve também ser aprimorada e reavaliada constantemente para que possa ser criada uma harmonia na convivência humana?

2 NOSSA CONDUTA FALA POR SI SÓ

E nós, o que entendemos sobre moral e ética no convívio em sociedade? Como podemos contribuir para que esta linhatênue possa não se rompa em vão?
O universo é feito de harmonia, assim como existe a presa o seu equilíbrio é o predador e vice-versa. Toda vantagem que poderemos tirar do próximo será desvantagem para o outro num futuro próximo.
A conduta ética nos ajuda a equilibrar nossas ações, a refletir antes dos atos serem cometidos verificando se o que é benéfico para um não prejudica a quem esta próximoou se assim for, que estes efeitos sejam os mais brandos possíveis.
Segundo ABBAGNANO (2000 p. 380):
Ética em geral, ciência da conduta. Existem duas concepções fundamentais dessa ciência: 1a a que a considera como ciência do fim para qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem; 2a a que a consideracomo ciência do móvel da conduta humana e procura determinar tal móvel com vista a dirigir ou disciplinar essa conduta. Essas duas concepções que se entre mesclaram de várias maneiras na antiguidade e no mundo moderno, são profundamente diferentes e falam duas línguas diversas. A primeira fala da língua do ideal para qual o homem se dirige por sua natureza e, por conseguinte da “natureza”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética , moral e meio ambiente
  • Ética e a moral no meio ambiente
  • etica e moral no meio ambiente
  • dano moral no ambiente de trabalho
  • Assédio moral no ambiente de trabalho
  • Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
  • Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
  • Assedio moral no ambiente de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!