Ética e legislação - questões

Páginas: 5 (1154 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Múltipla escolha com cinco alternativas:
• questão lógica de causa e consequência.
• 1 questão teorica - não baseadas em textos.
• 1 questão interpretativa apoiada em textos e conhecimentos.
• 1 questão interpretativa baseada em textos sem conhecimento.
Discursiva baseada em estudo de caso.
• 1 questão
Ao elaborar as questões espera-se que oaluno seja um profissional ético, comprometido com a sociedade que vive. Que tenha perfil criativo e inovador.

QUESTÕES LÓGICAS – CAUSA E CONSEQUÊNCIA
1. Duas afirmações:
- O “senso moral” se manifesta como consequência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida,
PORQUE
- a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativaspossíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
d) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
e) as duas afirmações são falsas.
Questões teóricas – não baseadas emtextos
2. A alternativa correta é:
a) Juízo de Fato nos termos de Norberto Bobbio refere-se a “uma ponderação sobre algo real. Ele representa uma tomada de conhecimento da realidade. Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva”. E, Juízo de Valor, segundo o mesmo autor, é ao contrário do juízo de fato, vez que, “é subjetivo, pois os valores sãopessoais. A definição de valores, como o belo, o bom, o justo, difere de pessoa para pessoa, pois representam uma tomada de posição frente à realidade”.

b) Juízo de Valor nos termos de Norberto Bobbio refere-se a “uma ponderação sobre algo real. Ele representa uma tomada de conhecimento da realidade. Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva”.E, Juízo de Fato, segundo o mesmo autor, é ao contrário do juízo de fato, vez que, “é subjetivo, pois os valores são pessoais. A definição de valores, como o belo, o bom, o justo, difere de pessoa para pessoa, pois representam uma tomada de posição frente à realidade”.

c) O senso moral é consequência da consciência moral e ambos não se referem e sequer se revelam sentimentos associados asituações da vida. Ambos se referem as nossas avaliações diante de situações que se refletem no nosso comportamento. No primeiro, segundo idéias como: justiça; injustiça; certo; e, errado. Já no segundo, refere-se a nossa avaliação de conduta que nos leva a decisões autônomas em razão dos outros.

d) O senso moral pressupõe Juízo de Fato, o qual segundo Norberto Bobbio refere-se a “uma ponderação sobrealgo real. Ele representa uma tomada de conhecimento da realidade.”

e) A indignação em face do outro não é próprio de “consciência moral”, a qual está ligada ao Juízo de fato, que se refere a “uma ponderação sobre algo real. Ele representa uma tomada de conhecimento da realidade. Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva”, segundo NorbertoBobbio
QUESTÕES INTERPRETATIVAS APOIADAS EM TEXTOS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS
3. A Lei 4.680/65 regulamentou o exercício da profissão de Publicitário e de Agenciador de Propaganda, e dela destaca-se: art. 4º: “São veículos de divulgação, para os efeitos desta Lei, quaisquer meios de comunicação visual ou auditiva capazes de transmitir mensagens de propaganda ao público, desde que reconhecidos pelasentidades e órgãos de classe, assim considerados as associações civis locais e regionais de propaganda bem como os sindicatos de publicitários” e o Art 5º “Compreende-se por propaganda qualquer forma remunerada de difusão de idéias, mercadorias ou serviços, por parte de um anunciante identificado”. Portanto é correto afirmar:

a) A Lei que regulamenta a profissão também define o que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questões legislação e ética roque bregalda
  • Questões de Ética e Legislação Profissional
  • QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO
  • Ética e Legislação
  • Etica e legislação
  • Etica e legislação
  • Etica e legislação
  • Legislação e ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!