Ética e legislação profissional

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

Feira de Santana-Ba
2009

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ética e Legislação Profissional.

Orientador: Prof. Glaucius André FrançaFeira de Santana-BA

2009

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................1

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................22.1.Objetivos do Código e Ética 2
2.2.A importância do Código de Ética 2
2.3.Fatores positivos e negativos quanto a existência do Código de Ética. 2
2.4.Diante da existência de fatores negativos, aponte uma possivel solução para a questão..............................................................................................2


3.CONCLUSÃO..........................................................................................7
4. REFERÊNCIAS........................................................................................8


1. INTRODUÇÃO

O cenário atual no mundo das organizações nos mostra uma busca incessante para atingir metas e objetivos, casa vez mais audaciosos, nos quais os princípios éticos são vividos, ou os cóigos de ética deixam de serconsultados.
As empresas adotam os códigos de ética mais para se protegerem de aventuais problemas que possam surgir, do que realmente os códigos de ética deveriam representar, onde se busca regular as relações entre empregados e os públicos da empresa.
Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, torna-se imperativo que casa empregado faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seusvaloes individuais com o valores da empresa.
Assim, este trabalho tem como objetivo geral identificar a visão e o grau de importância no qual o código de ética contribui para as pessoas que está inserido no mercado de trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

3.1 OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA

1-O objetivo do Código de ética é estabelecer um padrão de conduta que, conforme os principios evalores estipulados pela empresa, irá orientar as ações de todos os empregados da companhia, independente de cargo ou função que ocupem, nas relações do Trabalho e sociedade como um todo;
2-Evitar comportamento antiético;
3- Construir na empresa um ambiente de harmonia, ordem,transparência e tranquilidade para o cumprimento de sua missão e seus compromissos;
4-Aumentar a integração entre osempregados da CBTU e estimular o comprometimento com os objetivos da empresa;
5-Fortalecer e melhorar a imagem da empresa perante a sociedade.

3.2 A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA

Os empregados devem ser estimulados a levantar questões a respeito de condutas que parecem duvidosas. Uma comunicação mais aberta e um diálogo entre dirigentes e dirigidos costituem um bom caminho para enfocarpossíveis más-conduta e afastá-las loho do início.Deve-se constantemente acentuar a sensibilização dos empregados para práticas questináveis.Os valores básicos da empresa, tais como compromissos com a honestidade, qualidade do produto e serviço ao cliente, devem ser constantemente enfatizados. O código de conduta deve estar firmemente ancorado na cultura dos valores da empresa.
O código de ética eos princípios éticos, ainda que possam ter uma essência universal, dependem fundamentalmente, da sua inserção num determinado país numa determinada cultura.Entretanto, as relações de valor que existem entre o ideal moral traçado, e os diversos campos de conduta humana, podem ser reunidos em um istrumento regulador.
Nos ultimos anos, muitos códigos surgiram no Brasil, como resposta a demandas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
  • Ética e legislação profissional
  • Apostila de ética e legislaçao profissional
  • Ética e legislação profissional
  • Direito, legislação e ética profissional
  • etica e legislação profissional
  • Ética e legislação profissional-clt
  • Etica e legislação profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!