ÉTICA E ESTADO DE DIREITO

Páginas: 11 (2530 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
Introdução

A palavra ética vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao bom costume, costume superior, ou portador de carácter. Princípios universais, acções que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as acçõesmorais exclusivamente pela razão.
Estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas, da separação dos poderes e dos direitos fundamentais.
Em outras palavras, o estado de direito é aquele no qual os mandatáriospolíticos (na democracia: os eleitos) são submissos às leis promulgadas.
















Desenvolvimento
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como costume, ou hábito, do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluíaa maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialéctica e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que actualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação e dietética, em suma, campos directa ou indirectamente ligados ao que influi na maneira deviver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Spinoza.
Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objecto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum queactualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quandojulga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.
A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissaquanto a questões abrangidas no escopo da ética.
Definição e objecto de estudo da ética
O estudo da ética dentro da filosofia, pode-se dividir em sub-ramos, após o advento da filosofia analítica no séc. XX, em contraste com a filosofia continental ou com a tradição filosófica. Estas subdivisões são:
Metaética, sobre a teoria da significação e da referência dos termos e proposições morais e comoseus valores de verdade podem ser determinados
Ética normativa, sobre os meios práticos de se determinar as acções morais
Ética aplicada, sobre como a moral é aplicada em situações específicas
Ética descritiva, também conhecido como ética comparativa, é o estudo das visões, descrições e crenças que se tem acerca da moral
Ética Moral, trata-se de uma reflexão sobre o valor das acções sociaisconsideradas tanto no âmbito colectivo como no âmbito individual.

Termo
Em seu sentido mais abrangente, o termo "ética" implicaria um exame dos hábitos da espécie humana e do seu carácter em geral, e envolveria até mesmo uma descrição ou história dos hábitos humanos em sociedades específicas e em diferentes épocas. Um campo de estudos assim seria obviamente muito vasto para poder ser investigado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito De Estado E Estado De Direito
  • Do Estado de Direito ao Estado de Justiça
  • Direito e estado
  • Direito e estado
  • O estado de direito
  • Estado e direito
  • Estado e Direito
  • Estado de Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!