ÉTICA E EDUCAÇÃO E CAMINHOS BUBERIANOS

Páginas: 9 (2031 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
ÉTICA E EDUCAÇÃO- CAMINHOS BUBERIANOS












CACHOEIRA DO SUL
AGOSTO 2014

RESUMO

O pensamento filosófico de Martin Buber nos fala do relativismo ético, onde muitas opiniões tornam-se relativas,pois cada um tem seu próprio pensamento e nenhuma pessoa pensa igual à outra, mas do ponto de vista de cada um é relativo todas as idéias podem estar certas.
A relação ética e educação abordam três aspectos: a ética pedagógica, a ética do agir do educador, e a ética da comunidade, onde aborda questões de projetos pedagógicos. O educador se esforça ao máximo para entender profundamente o educado.Buber faz uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética.
Estimula-nos a ver o mundo de outra forma para contribuir para humanização e prol de uma nova forma de convivência ética, e não pensarmos em nós mesmo, mas também no nosso próximo, se retribuímos também irão nos retribuir formando uma sociedade mais humanizada onde todos buscam o mesmo objetivo.INTRODUÇÃO:

Pressupõe que o conhecimento do ser humano sobre o que é ética é de superar múltiplas barreiras, internas e externas que impedem de acessá-lo. Em MICHAEL LÖWY, (2009 sonhava com uma sociedade livre, igualitária e fraterna, livre da dominação e exploração.
A educação da ética quanto para ética pedagógica não se basta identificar o conflito, tem quedesenvolver a força de vontade e as habilidades necessárias fazer a voz, ou seja, a tarefa de um educador neste caso é buscar formas adequadas em que confronta com a própria situação auxiliando-os na análise dos descaminhos e os fortalecê-los a seguir o próprio caminho. Mas isto não é tarefa fácil, mas para os que abraçam esta tarefa talvez não consiga atingir a meta, porém os momentos de êxito são devalores indispensáveis para construir uma comunidade, baseados em sujeitos que buscam vivenciar nela a própria identidade.
Fica evidente que o caminho do educador significa nadar contra a corrente da sociedade onde vivemos.
A educação é um processo com objetivo de contribuir para a formação humana, no sentido de contribuir com a formação humana tornando-se orientador que age em princípioséticos. Podemos chamar essa tarefa educacional de educação ética
Para BAUMAN, 2011, descreve como as pessoas se comportam em relação umas com as outras em relação a elas próprias e que a educação é um agir, e precisa como qualquer ação humana, de uma orientação ética.
No entanto, as proposições buberianas para uma existência dialógica fundada sobre relação inter-humana é bastante complexa, por isto arelação entre ética e educação é uma tarefa indispensável numa época que tornou um desafio concreto e para todos que direto ou indiretamente mantém alguma forma de compromisso eticamente responsável com o agir educativo.







O CAMINHO DA ÉTICA DIANTE DO UNIVERSALISMO E DO RELATIVISMO.
Existem alguns valores cridos por seres humanos que podem ser, por tanto, questionados e negados poroutros homens. É de grande polemica, promovendo uma decadência moral e sem precedentes. Isto acaba não incentivando as novas gerações que se empenha na busca de orientações éticas válidas, que jamais serão encontradas e aceitas. Em um segundo precedente acusa a primeira de ser responsável por todo tipo de dogmatismo e violência, valores que eram válidos seriam instrumento de poder e opressão que sóaumentam o domínio e castração da liberdade humana.
Temos também uma terceira posição que identifica o grande filosofo Sócrates que se prolonga até os dias de atuais. Semelhante a primeira posição, nela também se crê em valores éticos válidos. Porém, não se considera possível determinar esses valores de forma objetiva, fixa capaz de conduzir, a partir de orientações unívocas, todo agir em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica e educacao-caminho buberianos
  • Ética e Educação – Caminhos Buberianos
  • caminhos buberianos
  • Caminhos Buberianos
  • Resumo Caminhos Buberianos
  • CAMINHOS BUBERIANOS
  • Ética: um caminho de muitas vias
  • Ética e Cidadania caminhos da sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!