ÉTICA E CORRUPÇÃO

Páginas: 15 (3654 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2013
ÉTICA E CORRUPÇÃO: A MÉTIS GREGA NA ATUALIDADE




RESUMO
Este trabalho pretende abordar os princípios éticos e a corrupção, a partir de uma perspectiva que engloba os filósofos gregos, Maquiavel, os Mercadores da Idade Média e as organizações atuais, com sua crescente ênfase na gestão ética e responsável de seus negócios.
A corrupção, aqui apresentada como uma disfunção da Métis gregaque prolifera mais onde as coerções legais são fracas ou inoperantes, é parte integrante das sociedades.
Seus efeitos, a curto prazo, são um desequilíbrio ou uma distribuição de poder intencionalmente desigual, para o favorecimento de uns poucos. No médio prazo, acaba por gerar uma cultura de corrupção aceita, ainda que com reservas, como sendo ocasionalmente oportuna.
Entretanto, no longo prazo,arraiga-se aos valores da sociedade, ultrapassando as esferas de poder constituído e atingindo todas as camadas sociais. Tem-se, nesta fase, uma inversão tal de valores que qualquer desenvolvimento que altere este estado será rechaçado, de tal forma que nações inteiras são circunscritas à imobilidade, só abalada por forças externas extremas.



Palavras-chave: corrupção, ética, métis
ÉTICA ECORRUPÇÃO


Introdução

A presença diária de casos de corrupção na mídia torna necessária uma reflexão acerca de suas causas, bem como do papel de indivíduos e organizações frente a tal fato.
Da mesma forma, a crescente relevância que conceitos como responsabilidade social e gestão ética vêm conquistando no ambiente organizacional é um fenômeno a ser estudado.
Considerando estas duasvertentes, este trabalho pretende abordar os princípios éticos e a corrupção, a partir de uma perspectiva que engloba os filósofos gregos, Maquiavel, os Mercadores da Idade Média e as organizações atuais, com sua crescente ênfase na gestão ética e responsável de seus negócios.
O texto inicia com uma digressão sobre ética, para a seguir tratar mais especificamente da corrupção, apresentando-a como umadisfunção da Métis grega. A discussão tem seu ápice ao tratar das relações éticas e de poder nas organizações, sendo finalizada através de considerações finais acerca do papel das organizações no desenvolvimento das condições para um viver mais ético.


1 Ética e Sociedade

Pode-se apresentar genericamente ética como o estudo da dimensão moral do homo sapiens. Esta dimensão orienta oindivíduo no caminho da sua auto-realização, a ser sensível aos direitos dos outros indivíduos. Essa assertiva, válida para a vida em geral, também é válida para o mundo organizacional.
Entretanto, falar de ética e corrupção no contexto atual, em todas as suas peculiaridades, parece ser tarefa que exige cautela, seja do ponto de vista comportamental (ou prático), seja do ponto de vista teórico, quediscute os princípios da análise que fundamenta os comportamentos éticos e corruptos.
Ao abordar ética e corrupção como algo pertinentes ao universo evolutivo do homem, a partir de uma perspectiva intermediária entre o idealismo ético (como volta ao passado), e sua negação, apresenta-se a corrupção como uma disfunção ética, como se verá adiante.
Dentro desta perspectiva, os tempos atuais, apesar dasaparências em contrário, apresentam significativas oportunidades de uma existência ética, ou de realização de valores éticos, inclusive no mundo organizacional. Aliás, argumenta-se que a alavanca que poderá realizar estas oportunidades é proveniente de seus movimentos.
Convém, neste momento, discorrer brevemente sobre ética e responsabilidade social.


1.1 Ética e Responsabilidade SocialSantos (1990) define ética como a explicitação teórica do agir último do ser humano, em busca de satisfação individual no contexto da sociedade, sendo que neste caso, os termos ética e moral se equivalem.
Continuando seu raciocínio, este autor lembra que a ação ética poderá ser mais ou menos consciente dos códigos de conduta que segue, e mais ou menos fundamentada numa reflexão sobre valores....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e corrupção
  • Etica e corrupção
  • Ética e corrupção
  • Ética e corrupção
  • Ética e corrupção
  • Corrupcao em eticas nos negocios
  • Ética e corrupção no brasil
  • Corrupção e ética na sociedade brasileira.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!