Ética e comportamento organizacional

Páginas: 27 (6658 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
CURSO de GESTÃO EM LOGÍSTICA







ALLAN CARLOS DE SOUZA GARCIA
DIÓGENES MOREIRA GONÇALVES SEGUNDO
FÁBIO MORAIS HENRIQUES
FELIPE MATHEUS DA CONCEIÇÃO FERREIRA
MARCOS TULIO SERAFIM






relatório de Pesquisa com ênfase na Ética e comportamento organizacional das Casas bahia








BELO HORIZONTE


2013
sumário



1introdução


Manter-se no mercado, com uma imagem organizacional atraente e agradável aos colaboradores sempre foi um desafio para as empresas.
Pressupõe-se que a globalização trouxe avanços tecnológicos e nesse novo cenário ocasionou mudanças comportamentais nos clientes, funcionários e concorrentes. Com a ética fortemente presente na cultura organizacional, condutas desfavoráveis à imagem da empresapodem ser evitadas.
A empresa é constituída de pessoas, e a relação entre essas pessoas e a organização deve basear-se nos princípios éticos, para que tenham sucesso em suas atividades.
Compreende-se que profissionais cada vez mais informados e capacitados não aceitam abuso de poder de seus líderes e baixo reconhecimento. Eles precisam ser conquistados pela empresa e motivados a disporem de seusconhecimentos em prol do sucesso empresarial.
O trabalho a seguir tem por objetivo responder como se consolidam as questões éticas no contexto das atividades de logística das Casas Bahia e qual a influência e importância no comportamento organizacional da empresa.



2 descrição da empresa


Considerada uma das 20 marcas mais valiosas da América Latina, segundo pesquisa da BrandFinance, no ranking de 2012, a rede possui cerca de 56 mil colaboradores, mais de 570 filiais e presença em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste (SP; RJ; MG; GO; PR; SC; MS; MT; ES; BA; SE; CE, TO, RN e PE), além do Distrito Federal.
No país há seis décadas, a Casas Bahia é apontada por pesquisadores da Michigan Business School como benchmark no mercado da baixa renda.Trata-se de um caso sem similar no varejo mundial. Segundo um dos mais respeitados especialistas em termos de estratégia do mundo, o indiano C.K. Prahalad, em seu livro “The Fortune at the Botton of the Pyramid”, a Casas Bahia teve habilidade para entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e capacidade de viabilizar o sonho de consumo por meio de acessofacilitado ao crédito. Tal atitude resultou em um modelo de negócios único no que diz respeito ao varejo, e objeto de estudo dos cursos de MBA de renomadas Universidades de administração e negócios internacionais, como Stanford, Harvard e Wharton School.
A marca Casas Bahia, constantemente citada em pesquisas de lembrança de marca como a mais presente na mente dos brasileiros, abrange, por dia,cerca 50,5 milhões de domicílios, anunciando em emissoras de TV aberta e canais por assinatura. Além disso, complementam e reforçam o seu plano de mídia, emissoras de rádio, jornais e diversas modalidades de mídia out-of-home (Outdoor, mobiliário urbano, busdoor, taxidoor, propaganda aérea, TV Minuto (Metrô), Painel Metro, Painel Trem, TV em ônibus). Em 2012 foram feitos mais de 15 mil anúncios parajornal; outros 156 para revista e 161 em tablóides; produzidos mais de 3 mil filmes (hard sell, institucionais e de ações especiais) e 3,6 mil spots para rádio.
Amigos do Planeta – Desde 2008, a Casas Bahia mantém o programa de gestão de sustentável de resíduos, reciclagem e conscientização ambiental, denominado Amigos do Planeta.
O projeto inclui ações de Redução, Reutilização e Reciclagem delixo em todas as áreas da empresa. O objetivo do programa é buscar uma adequação ambiental à geração e descarte de resíduos, assim como conscientizar todo o corpo funcional para a adoção de atitudes individuais ambientalmente mais amigáveis.
Desde o início das ações, o Amigos já encaminhou mais de 49 mil toneladas de materiais para reciclagem. O programa também destinou para o descarte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética Empresarial
  • Ética e comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comportamento Organizacional
  • comportamento organizacional
  • comportamento organizacional
  • Comportamento Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!