Ética e Cidadania

Páginas: 14 (3413 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
ÉTICA E CIDADANIA

SUMÁRIO





1. O QUE É CIDADANIA?
Cidadania: O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo uma palavra derivada do latim (civitas, “cidade”) que nada mais é que o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
Falarei agora um pouco sobre a evolução do conceito de cidadania ao longo dos tempos.Essa evolução foi influenciada pelas mudanças sociais e econômicas pelas quais as sociedades eram submetidas de acordo com as necessidades de cada época.

Evolução histórica
Antiguidade – refere-se ao nascimento da cidadania no seu sentido clássico, que associava-se à participação política. Fazia referência a pólis gregas e romanas (Cidade-Estado Antiga), e foi sobre esse tipo de organizaçãourbana que se assentaram as bases do conceito tradicional de cidadania. Nessa época a cidadania confundia-se com o conceito de naturalidade, uma vez que, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas ou no caso também aqueles nascidos em terras romanas, o qual poderia usufruir todos os direitos políticos. Posteriormente essa questão foi abrangida para os estrangeiros, ampliando o poder departicipação política.
Porém como era uma época fortemente ligada à valores familiares e econômicos, o conceito de cidadania na realidade greco-romana revestia-se de uma discrepância entre a democracia real e ideal. Defendia-se, portanto, uma igualdade de direitos políticos que, de fato, não era praticada.
Idade Média – Na idade média essa noção de cidadania relacionada à direitos políticostornou-se frágil demais, em virtude das mudanças ocorridas nesse período, como: as necessidades materiais impostas pela ruralização da economia e as necessidades espirituais impostas pela cristianização da sociedade. Porém, o fim desse período, culminado com a crescente urbanização gerou uma reformulação no conceito antigo de cidadania, passando a abranger um ideal de igualdade entre os cidadãos.
Naidade moderna - Com o fim do feudalismo e a ocorrência da formação dos Estados Nacionais, a sociedade, ainda formada e organizada em clero, nobreza e povo, volta a ter uma centralização do poder nas mãos do rei, cuja autoridade abrangia todo o território e era reconhecida como legal pelo povo. A partir de então começaram uma série de questionamentos acerca desses privilégios, surgindo pensadorescomo Rousseau, Montesquieu e Voltaire, que passaram a defender um governo democrático com ampla participação do povo, pregando ideais de liberdade e igualdade, como direitos fundamentais do homem e tripartição de poder. Abrangendo assim no conceito de cidadania um ideal de igualdade e liberdade entre os cidadãos.
Idade contemporânea - com relação à idade contemporânea, pode-se afirmar que houve aampliação do conceito de cidadania, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam, por sua vez, o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Isso ocorreu principalmente nos séculos XIX e XX, onde as classes sociais menos favorecidas, passaram a ter um caráter reivindicatório. Também com o fim das guerras mundiais e com as criação de órgãos internacionais, como a ONU,influenciaram na aplicação dos Direitos Humanos na concepção da cidadania.
Em suma o exercício da cidadania plena pressupões ter direitos civis, políticos e sociais.
E assim entende-se que um cidadão deve atuar em benefício da sociedade, bem como esta última deve garantir-lhe os direitos básicos à vida, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, trabalho, entre outros.












2.CONCEITO DE DIREITOS E DEVERES
Direitos e Deveres do Cidadão
O que são os direitos e deveres do cidadão? Antes de qualquer coisa, o que é ser um cidadão?
Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei.  Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e cidadania
  • Etica e cidadania
  • Ética e Cidadania
  • Etica e cidadania
  • Ética e Cidadania
  • etica e cidadania
  • Ética e cidadania
  • Ética, cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!