Ética e Cidadania na Sociedade Atual

Páginas: 14 (3262 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ÉTICA E CIDADANIA NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA
           Vivemos num mundo onde as maravilhas da tecnologia misturam-se cada vez mais com os horrores da miséria absoluta. Sondas e naves nos enviam informações detalhadas dos mais longínquos planetas do sistema solar, um telescópio em órbita da Terra é capaz de nos mostrar os instantes seguintes à própria criação do Universo tal como o conhecemos,aviões cruzam os ares a velocidades inimagináveis, a medicina faz progressos que, a cada dia, aumentam as expectativas do tempo de vida das pessoas. Ao mesmo tempo, somos assolados pelo vírus da AIDS, que mata milhões de pessoas e para o qual não conseguimos encontrar uma vacina; doenças há muito erradicadas, como a dengue, a febre amarela, a cólera, que vicejam apenas em condições de miséria,mataram milhares de pessoas nas regiões mais pobres do planeta, sem que se consiga fazer nada. Isso para não falar da fome, e das fotos chocantes que os jornais e revistas estampam com a freqüência pedida pelo sensacionalismo. Será que o homem, quanto mais produz conhecimento e ganha domínio sobre a natureza, mais perde o controle sobre sua própria vida? Como teríamos chegado a esta situação?

 OSTRÊS MOMENTOS DE GERAÇÃO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA
Para atender a situação em que vivemos hoje é necessário compreender o desenvolvimento histórico e cultural que nos trouxe até aqui. Embora as características da sociedade tecnológica sejam únicas e um tanto quanto recentes, elas começaram a ser desenhada há muito tempo.
As mais profundas raízes do mundo em que vivemos hoje iremos encontrar noRenascimento, movimento histórico e cultural que durou do século XIV ao século XVI e que significou uma grande ruptura com o mundo da Idade Média. Para o que nos interessa aqui, é importante saber que o Renascimento promoveu um processo que o sociológico alemão Max Weber chamou de desencantamento do mundo.
Durante a Idade Média, o mundo era considerado sagrado ou encantado, pois foi criado porDeus. Ora se o mundo é sagrado e traz em si o mistério de Deus, não cabe ao homem interferir no mundo, pesquisando-o para conhecer tais mistérios. Para as pessoas daquela época bastava saber que o mundo havia sido criado por Deus e o homem havia sido criado para tomar conta desta criação divina.
Acontece que essa explicação não satisfazia a curiosidade de muita gente. Para essas pessoas não erao fato de acreditar em Deus e na sua criação que as iria impedir de tentar compreender o “funcionamento” das coisas, era perfeitamente possível acreditar e conhecer.
As explicações religiosas começaram então a mudar, o fato de Deus haver criado o mundo não significava que ele seria uma continuação de Deus. Os homens do Renascimento começaram a considerar que, embora houvesse criado o mundo, Deusnão o habitava. O mundo deixava então de ser sagrado e podia ser examinado á vontade, pois já não era expressão do mistério de Deus.
Foi esse momento de “desencantamento do mundo” que permitiu a criação do método científico moderno, após séculos de animado debate filosófico. O que os homens do Renascimento mostraram também foi que o conhecimento das coisas pode ter grandes utilidades. É assimque surge a tecnologia a aplicação dos conhecimentos na construção de máquinas e equipamentos. O renascentista mais genial nesse aspecto foi, sem dúvida, Leonardo da Vinci que, além de pintor e escultor, foi também inventor e, dentre muitas outras coisas, projetou algo parecido com o que depois viria a ser o helicóptero, bem como o pára-quedas, muitos séculos antes de ser inventado o avião.
Algumséculo mais tarde, encontra aquele que podemos identificar como o segundo grande momento da constituição da sociedade tecnológica, a Revolução Industrial, que acontece primeiro na Inglaterra, e, fins do século XVIII, e que depois se alastra por toda a Europa. A revolução Industrial pode ser compreendida com a realização das possibilidades tecnológicas aberturas com o Renascimento e com o método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e cidadania na sociedade tecnológica
  • ética na sociedade atual
  • Ética e cidadania na sociedade brasileira
  • Etica e cidadania na sociedade tecnologica
  • ética cidadania e sociedade
  • Da ética aristotélica Para a ética da Sociedade atual.
  • A ética na cultura da sociedade atual
  • a ética na sociedade atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!