Ética e cidadania na educação especial

Páginas: 18 (4484 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como desafio salientar a importância da ética e da cidadania na Educação Especial.

Queremos mostrar a importância de ampliar os horizontes do conhecimento da capacidade e do potencial da criança especial, que vai muito além de seu diagnóstico e da sua deficiência.

O que são valores? Onde está a ética do ser humano ao lidar com odiferente? Como conviver em harmonia com as diferenças?

Essas são questões que serão abordadas o decorrer desse trabalho, visando mostrar que tanto a família, como a comunidade, a sociedade e o Estado, todos, somos agentes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dessas crianças, quer seja intelectual, social ou emocionalmente.

O Brasil passou por um longo trajeto para tratar oassunto com seriedade e, embora percebemos avanços consideráveis, muito há que ser feito a respeito.



















I - ÉTICA E CIDADANIA

A ética, segundo o dicionário da língua portuguesa, é a parte da filosofia que trata da conduta humana sob o ponto de vista do bem e do mal.

A filosofia surgiu na Grécia e sua etimologia vem de philos (amor, amizade) +sophia (sabedoria).

Seria impossível determinar o exato momento de sua criação, embora haja a divisão do período pré-socrático, onde havia o extremo uso da dialética, do sofismo, e com pouco raciocínio, baseando-se na especulação; o período socrático, com o destaque para as questões morais; o período áureo em Atenas, com destaque a Aristóteles e Platão, grandes teóricos sobre o Estado e operíodo Helênico.

Segundo Marcon José Pimentel Pequeno, em seu artigo ‘Ética e cidadania”, a ética é a morada do homem, diziam os primeiros filósofos gregos no século VI a. C. Ética vem do grego ethos que significa "modo de ser" ou "caráter".
Portando, os filósofos gregos buscavam a melhor forma de viver e conviver tanto na esfera pública quanto na esfera privada.
A principal conclusãopara se chegar ao ethos consistia na obediência as leis e normas, obtendo-se assim a justiça, que traria a felicidade e o bem à sociedade, e também a intenção pessoal de cada agente. Através da educação, a ética poderia também ser ensinada, orientando as escolhas e direções para a efetivação da cidadania.
Portanto, a educação era a base de uma sociedade justa e de bem, com cidadãos exemplaresque participassem da política e resolvessem os problemas de sua sociedade, transformando a vivencia em conjunto algo dependente da própria ética, o que leva a conclusão da inseparabilidade de ética e política.
Há, todavia, uma problemática quanto à filosofia grega, visto que essa era exercida apenas por homens com status. Mulheres, escravos, deficientes, pobres, eram todos excluídos dessasdiscussões por suposta falta de capacidade plena. Torna-se difícil, então, conceber uma ética que separa bem do mal em um local que discriminava as pessoas por seu sexo, classe social e diferenças, o que mostra o quão grande é a subjetividade da Ética.


Na Idade Média, a ética era vinculada ao cristianismo, que embora pregasse os ideais de amor ao próximo e paz, condenava aqueles que nãotinham a mesma crença apoiada pela igreja católica, acusando qualquer pessoa de heresia, mesmo que por alguma deformidade não explicada, já que a ciência teve um atrofiamento nesse período.
Com o advento do iluminismo, surge o retorno do etnocentrismo e o homem passa a ser novamente um sujeito ativo de seus pensamentos, buscando melhorias tanto no âmbito individual quanto no coletivo e paratanto, passa a novamente estudar questões relacionados à justiça e conseqüentemente à ética.
A cidadania, por sua vez, tem um conceito vinculado ao direito, ao que tange, sobretudo, ao exercício de sua função política como cidadão, ou seja, participar das escolhas governamentais do Estado e atuar como um ser modificador da sociedade.
A história do conceito de cidadania, contudo, passa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Ética,cidadania e Educação Especial de PAULA, Lucilia A.L.
  • Educação, ética e cidadania.
  • Cidadania Ética e educação
  • Educação, ética e cidadania
  • Ética, educação, cidadania e direitos humanos
  • Educação e Cidadania: A formação ética como desafio político
  • Resumo do livro “Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos”
  • Etica e cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!