Ética a nicomaco

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
ÉTICA A NICÔMACO - LIVRO VIII E IX


























Coronel Fabriciano
2012



SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 RELAÇÃO DO LIVRO COM O CONTEXTO ATUAL 6
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 8

1 INTRODUÇÃO


Ética a Nicômaco é a principal obra de Aristóteles sobre a ética. Nela o filósofo designa as concepções morais dohomem e seu reflexo na conduta humana em busca de seus objetivos.
A obra é composta de dez livros, nos quais Aristóteles assume um papel pedagógico de um pai preocupado com a educação de seu filho (Nicômaco) e, acima de tudo, com a sua felicidade. O tema central da filosofia ética de Aristóteles é a felicidade, pois para ele, a finalidade última do ser humano é a felicidade, ou seja, todos nósqueremos ser felizes, não importando os meios.
Ao longo dos dez livros, Aristóteles escreve sobre conceitos que estão relacionados com a felicidade, tais como amizade, amor, liberdade, justiça, bondade, virtude, entre outros, valorizando muito a amizade. Para ele, a amizade é um caminho para a felicidade e precisa de reciprocidade, ou seja, o sentimento deve existir das duas partes e, além disso,não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é fruto de uma vida inteira. Por isso, da mesma forma que não se constrói uma amizade da noite para o dia, a felicidade também é impossível ser conquistada, ou seja, ambas são obras de uma vida inteira.
































2 DESENVOLVIMENTO

Os livros VIII e IX são os mais conhecidos deAristóteles, pois descrevem o que é a amizade. Segundo Aristóteles amizade é uma virtude fundamental, necessária para a vida. É por meio dela que o homem pode se salvar e buscar a felicidade. Homens bons são amigos.
Aristóteles ao tratar dos tipos de amizade, argumenta que a verdadeira amizade poupa erros, impelem belas ações e constitui a força de amigos.

Os tipos de Amizades

Segundo Aristóteles aamizade estimula a prática de ações nobres, pois torna as pessoas mais capazes de agirem e pensarem, considerando a forma mais autêntica de justiça uma espécie de amizade.
As pessoas amam por três motivos, sendo que para o amor aos objetos inanimados não se emprega a palavra ‘amizade’, visto que não ocorre reciprocidade de afeição.
Em decorrência disso, também haverá três tipos de amizades,sendo elas:

• Amizade segundo o prazer: fundamentam sua amizade sobre o prazer, o fazem por causa daquilo que é agradável em um para o outro;
• Amizade segundo a utilidade: estabelecida pelo bem que uma pessoa pode receber da outra;
• Amizade segundo a virtude: só pode ser estabelecida entre os homens que são bons e semelhantes na virtude.

Conclui-se então a partir destas definiçõesque a amizade perfeita segundo Aristóteles é a amizade segundo a virtude, pois “é a dos homens que são bons e afins na virtude, pois esses desejam bem igualmente um ao outro enquanto bons, e são bons entre si mesmos”.
Naturalmente esse tipo de amizade não é muito frequente, pois tais homens são raros e carece de tempo e familiaridade. Já as amizades baseadas na utilidade e no prazer, sãoacidentais e ocorrem entre os maus, enquanto que os bons serão amigos por eles mesmos, isto é, em razão de sua bondade.
Todas as amizades supramencionadas envolvem igualdade, pois os amigos recebem as mesmas coisas um do outro e desejam-se mutuamente as mesmas coisas, porém, o que fundamenta cada tipo de relação resulta em intensidades diferentes e longevidades diferentes.
No entanto, há outros tiposde amizades, que envolvem desigualdade entre as partes, como por exemplo, a amizade entre um pai e um filho, o marido e a esposa, entre governantes e súditos. Uma vez que desiguais, Aristóteles, conclui que “o amor deve ser proporcional, isto é, o melhor deve receber mais amor do que dá, assim como deve ser mais útil, e analogamente em cada um dos outros casos”, partindo deste princípio, fica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica a nicomaco
  • Ética a Nicomaco
  • Ética a nicomaco
  • Ética a Nicômaco
  • Ética a nicômaco
  • Etica a nicomaco
  • Ética a nicômaco
  • ÉTICA A NICOMACO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!