Ética a Nicômaco

Páginas: 44 (10828 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Introdução
Este trabalho fala sobre o livro Ética a Nicômaco é a principal obra de ética de Aristóteles. Nela se expõe sua concepção teleológica e eudaimonista de racionalidade prática, sua concepção da virtude como mediania e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência na Ética. E também sobre O estoicismo (do grego Στωικισμός) é uma escola de filosofia helenística fundada emAtenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. Também Epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. E por fim Carta a Meneceu, também conhecida por Carta sobre a felicidade, escrita porEpicuro por volta de 300 a.C.
Índice


A Ética A Nicômaco
Livro 1

Toda arte e toda a investigação tende a um bem qualquer, fazendo com que todas as outras coisas tendam também a ele. Muitas são as ações das artes e ciências, assim como suas finalidades, que só são procuradas em função daquelas. Há um bem o qual todas as ciências buscam em comum e o conhecimento deste é de fundamentalimportância sobre nossas vidas, o objeto do nosso estudo será determina – ló em linhas gerais partindo da ciência política, pois esta define o que é certo, o que deve ser estudado e o que deve ser ensinado, visto que ela se utiliza sobreas demais ciências e legisla sobre elas, abrangendo portanto a finalidade das demais, que podem beneficiar indivíduos ou toda a sociedade, sendo este último interessemais divino e nobre. A ciência política admite uma flutuação nos seus conceitos de belo e justo, tornando - se existente quase que somente por convenção. Flexibilidade de conceito semelhante existe referente aos bens, pois já houve quem perecesse por causa de sua riqueza ou coragem, por isso vamos nos contentar em encontrar a verdade de forma aproximada, e não absoluta. Definido vulgarmente, a buscadas ciências políticas pode ser a felicidade, o bem viver, o ser rico ou ter saúde, para alguns pensadores este objeto seria um bem que, de tão grandioso, torna-se inacessível e por existir tão grandes divergências consideraremos os conceitos mais razoáveis.
Platão
Questionava
“Estamos no caminho que parte dos primeiros princípios ou estamos nos dirigindo a eles?”
E para entrar nestadiscussão avisamos desde já que deve-se ter sido educado nos bons hábitos e ser ouvinte, como dizia
Hesíodo

Ótimo é aquele que de si mesmo conhece todas as coisas, bom o que escuta os conselhos dos homens judiciosos, mas o que por si não pensa, nem acolhe a sabedoria alheia, este é em verdade um homem inteiramente inútil”
Existem três modos de vida, o do homem inútil, o da vida política e o da vidacontemplativa, podemos dizer que a razão da vida dos primeiros citados (ignorantes) é a felicidade e que a honra é o bem da vida política, pois muitos a buscam incessantemente, talvez por quererem um reconhecimento de uma vida honesta, nos permitindo colocar então a virtude também como uma razão deste modo de vida, mas fica ainda o quadro incompleto. Veremos somente mais tarde a vidacontemplativa. Quanto a vida na busca pelo dinheiro, ela é forçada, a riqueza é útil mas não faz parte da nossa busca. Consideremos o bem universal, em uma visão diferente da de
Platão

, os bem estão divididos em duas classes, aqueles por si mesmos, buscados particularmente, e os que servem para proteger outros bens ou afastar seus opostos, mas os bens não são uma espécie de elemento comum que correspondaa uma ideia única, eles se mostram diferentes nas diversas ciências e artes, sendo o objetivo destas, pois é pela saúde do paciente que o médico busca a cura e quando esta é alcançada se faz o bem procurado. Esta não correspondência única de ideias faz com que o bem universal seja inatingível, deixando de ser o objeto de nossa busca, assim como este conjunto de bens, pois procuramos aquele que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica a nicomaco
  • Ética a Nicomaco
  • Ética a nicomaco
  • Ética a Nicômaco
  • Ética a nicômaco
  • Etica a nicomaco
  • Ética a nicômaco
  • ÉTICA A NICOMACO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!