Ética voltada para enfermagem

Páginas: 29 (7186 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2012
AS PRÁTICAS DE SAÚDE AO LONGO DA HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

PERÍODO PRÉ-CRISTÃO

No período Pré-Cristão as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funções de médicos e enfermeiros. O tratamento consistia em aplacar as divindades, afastando os maus espíritos por meio desacrifícios. Usavam-se: massagens, banho de água fria ou quente, purgativos, substâncias provocadoras de náuseas. Mais tarde os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar pessoas.

- Egito
Praticava-se o hipnotismo, a interpretação de sonhos. Havia ambulatórios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxílio aos desamparados.

- Índia
Os hindusconheciam: ligamentos, músculos, nervos, plexos, vasos linfáticos, antídotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputações, trepanações e corrigiam fraturas. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construção de hospitais. Foram os únicos, na época, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais econhecimentos científicos.

- Palestina
Moisés prescreveu preceitos de higiene e exame do doente: diagnóstico, desinfecção , afastamento de objetos contaminados e leis sobre o sepultamento de cadáveres para que não contaminassem a terra. Os enfermos, quando viajantes, eram favorecidos com hospedagem gratuita.

- China
Os doentes chineses eram cuidados por sacerdotes. As doenças eram classificadasda seguinte maneira: benignas, médias e graves. Os sacerdotes eram divididos em três categorias que correspondiam ao grau da doença da qual se ocupava. Os templos eram rodeados de plantas medicinais. Os chineses conheciam algumas doenças: varíola e sífilis. Procedimentos: operações de lábio. Tratamentos: anemias, indicavam ferro e fígado; verminoses, tratavam com determinadas raízes; sífilis,prescreviam mercúrio; doenças da pele, aplicavam o arsênico. Anestesia: ópio. Construíram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso.

- Grécia
As primeiras teorias gregas se prendiam à mitologia. Apolo, o deus sol, era o deus da saúde e da medicina. Usavam sedativos, fortificantes e hemostáticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, também tinham casas para tratamento dos doentes.A medicina tornou-se científica, graças a Hipócrates, que deixou de lado a crença de que as doenças eram causadas por maus espíritos. Ele observava o doente, fazia diagnóstico, prognóstico e a terapêutica. Reconheceu doenças, tais como: tuberculose, malária, histeria, neurose, luxações e fraturas. Seu princípio fundamental na terapêutica consistia em "não contrariar a natureza, porém auxilia-la areagir". Tratamentos usados: massagens, banhos, ginásticas, dietas, sangrias, ventosas, vomitórios, purgativos e calmantes, ervas medicinais e medicamentos minerais.
CRISTIANISMO
Desde o início do cristianismo os pobres e enfermos foram objeto de cuidados especiais por parte da Igreja. Houve uma profunda modificação na assistência aos doentes - os enfermos eram recolhidos às diaconias, queeram casas particulares, ou aos hospitais organizados para assistência a todo tipo de necessitados.

Desenvolvimento das práticas de saúde durante os períodos históricos:

- As práticas de saúde instintivas: caracteriza a prática do cuidar nos grupos nômades
primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepções evolucionista e teológica. Neste período as práticas de saúde, consistiam em ações quegarantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, associadas ao trabalho feminino. Observa-se que a Enfermagem está em sua natureza intimamente relacionada ao cuidar das sociedades primitivas.

- As práticas de saúde mágico-sacerdotais: aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AÇÕES DE ENFERMAGEM VOLTADAS A NUTIÇÃO
  • ética e enfermagem
  • Etica em enfermagem
  • ÉTICA NA ENFERMAGEM
  • Ética em enfermagem
  • Ética em enfermagem
  • Ética na enfermagem
  • etica enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!